Em seis províncias, mais de 20% dos leitos estão ocupados com pacientes da doença

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

As autoridades japonesas estão em alerta por causa do aumento no número de casos de covid-19 em todo o país. Ontem (6), o total chegou a 45 mil casos, o dobro da semana anterior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a advertir que infecções pelo coronavírus estão aumentando no mundo todo e pede que medidas sejam tomadas para conter os casos.

 

Segundo reportagem da NHK, muitos dos casos foram registrados em Tóquio, onde no mesmo dia (6) o governo metropolitano comunicou o registro de mais de 8.300 infecções. Foi a primeira vez desde meados de abril que a contagem diária na capital japonesa passou de 8 mil.

 

O crescimento da doença já começa a ser sentido nos hospitais. Em seis províncias mais de 20% dos leitos reservados para pacientes com a covid-19 já estão ocupados. Esse número cresce mais na região oeste do país, onde os casos vêm se espalhando com mais rapidez.

 

Mundo

 

Em uma coletiva de imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que casos reportados semanalmente em todo o mundo cresceram quase 30% nas últimas duas semanas. Ele salientou que as subvariantes da ômicron, BA.4 e BA.5, se tornaram dominantes na Europa e nas Américas.

 

Tedros afirmou que a testagem para o vírus foi reduzida em muitos países, deixando o quadro real da infecção incerto. Ele disse que a proteção de vacinas enfraquece em meio à evolução do vírus, embora os imunizantes continuem sendo eficazes na prevenção de sintomas graves e mortes.