Região de Kanto sofreu com altas temperaturas no fim de semana; governo está preocupado com aumento do consumo durante a semana

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

https://stock.adobe.com/images/猛暑で苦むビジネスマン・イメージ/212005032?prev_url=detail

 

O governo japonês vem pedindo para que a população economize energia elétrica. Com o aumento da temperatura, cresceu também o uso de aparelhos de ar-condicionado e, daqui para frente, o consumo deve ter um salto. Por isso, as autoridades estão alertas para um possível corte de fornecimento nos grandes centros urbanos, como Tóquio.

Pela primeira vez, o governo emitiu para esta segunda-feira um alerta de oferta e demanda de eletricidade, alegando que a região de Tóquio corre risco de apagão. Além das altas temperaturas, o sistema deve ser pressionado pela volta ao trabalho.

Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria está especialmente pedindo ao público na área de serviço da Tokyo Electric Power Co para economizar eletricidade por meio de medidas que incluem o desligamento de luzes desnecessárias no horário de intensa demanda (das 15h às 18h). 

A chamada ocorre quando as projeções mostram que a taxa de capacidade de reserva de energia da área ficará abaixo de 5% na segunda-feira. O nível mais baixo necessário para uma oferta estável é de 3%.

A região de Kanto, no leste do Japão, sofreu temperaturas recordes no sábado e no domingo, com o calor continuando nesta segunda-feira. 

No entanto, o ministério está pedindo às pessoas que continuem o uso completo de condicionadores de ar devido ao risco aumentado de insolação.

Temperaturas

O centro de Tóquio registrou no domingo 36,2º C, a temperatura mais alta da história para um mês de junho, segundo a Agência Meteorológica do Japão. Hoje (27) espera-se que os termômetros marquem 35º C ou mais na região de Kanto, com o forte calor atingindo também as regiões oeste e leste do Japão. 

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão, a segunda-feira será chuvosa no norte do Japão e na província de Niigata, mas em outras áreas, devido ao sistema de alta pressão, a temperatura deverá ficar em torno de 30º C.