Primeiro-ministro Fumio Kishida anunciou o aumento do limite diário de entradas para 7 mil pessoas diariamente

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

Com a pandemia de coronavírus caminhando para a estabilidade de casos, o Japão decidiu facilitar ainda mais os controles de fronteiras. A partir de 14 de março, o limite diário de entrada no país vai subir dos atuais 5 mil para 7 mil pessoas.

 

A notícia foi dada pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, que disse ainda que a preferência será dos estudantes. Atualmente, cerca de 150 mil deles esperam há dois anos para entrar no Japão.

 

Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, a flexibilização gradual das regras rígidas vem em resposta aos pedidos para que o Japão permita mais entradas, especialmente de estudantes estrangeiros antes do início do ano letivo no país em abril.

 

“Ajudaremos os estudantes a virem para o Japão, dando-lhes (uso de) assentos vagos, especialmente nos dias de semana, quando não há muitos viajantes de negócios”, disse Kishida, acrescentando que cerca de 1.000 estudantes serão permitidos além do limite diário de 7.000.

 

“Muitos estudantes estrangeiros estão preocupados se podem entrar no Japão antes do início das aulas em abril”, disse ele.

 

O Japão efetivamente impôs uma proibição de entrada de estrangeiros não residentes no final de novembro, enquanto o mundo enfrentava o surgimento da cepa ômicron, altamente transmissível.

 

O Japão ainda não permite a entrada de turistas estrangeiros.

 

Quase 30.000 estrangeiros chegaram em janeiro, apenas uma fração de cerca de 2,4 milhões antes da pandemia, segundo dados de imigração.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo