Olimpíadas do Português como Língua de Herança quer ainda fomentar a difusão do português e fortalecer a identidade entre estudantes brasileiros no Japão

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução

 

 

Com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes brasileiros residentes no Japão a se interessar pelo idioma português, o Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com as embaixadas, consulados, associações, escolas e instituições de ensino, criou as Olimpíadas do Português como Língua de Herança (PLH).

 

A inscrição vai até o dia 30 de abril e podem participar crianças e adolescentes de nacionalidade brasileira ou filhos de pais brasileiros, residentes no arquipélago e matriculados no sistema de ensino japonês. São duas categorias: de 9 a 12 anos e de 13 a 15 anos. 

 

No Japão, as Olimpíadas do PLH serão realizadas em parceria com a NPO ABC Japan, o Projeto Construir Artel e o International Institute of Education and Culture (IIEC). A competição terá etapas regionais, nas jurisdições de cada consulado-geral, e uma etapa final nacional.

 

Serão premiados os três candidatos de cada categoria com maior pontuação final nas etapas regionais e os candidatos classificados em primeiro lugar de cada categoria na etapa nacional. A Embaixada do Brasil em Tóquio realizará cerimônia de premiação para os vencedores regionais e nacionais. Os textos dos vencedores da etapa nacional integrarão publicação do MRE sobre o tema língua de herança.

 

Foto: Reprodução

 

Objetivos

 

O concurso tem ainda como objetivos contribuir para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento da identidade nacional entre os estudantes brasileiros no Japão; e fomentar a difusão da língua portuguesa como língua de herança. 

 

A primeira etapa consiste em uma apresentação de oratória em língua portuguesa com o tema “Por que eu aprendo português”. Depois, na segunda etapa, haverá uma prova objetiva de múltipla escolha. Os que passarem para a etapa nacional terão uma prova de redação. Todas as etapas serão realizadas a distância, de forma online. Os três primeiros colocados na segunda etapa regional serão considerados os vencedores regionais e disputarão a etapa nacional.

 

A organização sem fins lucrativos ABC Japan e o Projeto Construir Artel oferecerão aulas gratuitas para preparar os candidatos às Olimpíadas do PLH. As vagas são limitadas. 

 

Mais informações sobre as aulas preparatórias:

 

• NPO ABC Japan: www.facebook.com/ABCJapan/

• Projeto Construir Artel: projetoconstruirartel@gmail.com

 

Inscrições

 

As inscrições deverão ser feitas pelas entidades de ensino de PLH onde os candidatos estudam ou diretamente pelos candidatos, por meio de envio dos formulários de inscrição ao consulado-geral de sua jurisdição.

 

• Para residentes na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio (províncias de Akita, Aomori, Chiba, Fukushima, Gunma, Hokkaido, Ibaraki, Iwate, Kanagawa, Miyagi, Nagano, Niigata, Saitama, Tochigi, Tokyo, Yamagata, Yamanashi): para o correio eletrônico informe.cgtoquio@itamaraty.gov.br, ou por correio, para o endereço 〒141-0022 Tokyo-to Shinagawa-ku Higashi Gotanda 1-13-12 Ichigo Gotanda Building 2F.

 

• Para residentes na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia (províncias de Aichi, Ehime, Fukui, Fukuoka, Gifu, Hiroshima, Hyogo, Ishikawa, Kagawa, Kagoshima, Kochi, Kumamoto, Kyoto, Mie, Miyazaki, Nagasaki, Nara, Oita, Okayama, Okinawa, Osaka, Saga, Shiga, Shimane, Tokushima, Tottori, Toyama, Wakayama, Yamaguchi): para o correio eletrônico educacao.nagoia@itamaraty.gov.br, ou por correio, para o endereço 〒460-0002 Aichi-ken Nagoya-shi Naka-ku Marunouchi 1-10- 29 Shirakawa 8th Building 2F.

 

• Para residentes na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (província de Shizuoka): para o correio eletrônico cg.hamamatsu@itamaraty.gov.br, ou por correio, para o endereço 〒430-0946 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Naka-ku Motoshiro-cho 115-10 Motoshiro-cho Kyodo Building 1F.

 

Mais informações sobre o concurso: 

O edital está disponível no link