Segunda edição do evento tem o apoio de diversas celebridades do esporte; campanha de arrecadação (crowdfunding) oferece diversos brindes – o mais cobiçado deles, uma bola autografada pelo Zico

 

 

Texto: Gilberto Yoshinaga / Record TV Japan

 

 

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes e usá-la para promover a interação entre crianças e adolescentes da comunidade brasileira, está em preparação a segunda edição dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebra Japão). O evento será realizado no dia 22 de julho, no estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka). A iniciativa é da NPO (organização sem fins lucrativos) Sorriso de Criança e conta com apoios do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu e do Ministério dos Esportes.

 

Os jogos terão disputas em diversas modalidades esportivas – desde as mais tradicionais, como futebol, vôlei e atletismo, a tênis de mesa e até xadrez. “Sempre incentivo os jovens à prática de esportes, que faz bem para a saúde física e mental”, afirma Marcia Rubio da Rocha, 53, uma das idealizadoras do projeto. 

 

A expectativa do Jebra Japão para este ano é contar com a participação de cerca de mil crianças e adolescentes ©Cedida

 

Satisfeita com a realização da primeira edição do evento, no ano passado – que contou com presenças ilustres, como do ex-mesatenista olímpico Hugo Hoyama e do ex-jogador de futebol Rui Ramos -, ela está otimista com a realização dos jogos. “No ano passado, mais de 600 jovens participaram. Neste ano, esperamos chegar a mil participantes”, projeta.

 

‘Prática de esporte faz bem para a saúde física e mental’, diz Marcia Rubio da Rocha, uma das idealizadoras do evento ©Cedida

 

 

Apoios ilustres e campanha

 

Desportistas ilustres brasileiros têm manifestado apoio ao Jebra Japão, como o já mencionado atleta Hugo Hoyama; a ex-jogadora multicampeã de vôlei Ana Moser, atual ministra dos Esportes; sua ex-colega de seleção brasileira Leila Barros, atualmente senadora do PDT pelo Distrito Federal; e o ex-jogador Zico, lenda do futebol no Brasil e no Japão.

 

Zico, aliás, se tornou padrinho do crowdfunding (campanha de contribuição coletiva) criado para que entusiastas do esporte possam dar sua contribuição e ajudar a dirimir os custos do evento. “É muito importante para nós, brasileiros que estão fora do país, fortalecer o senso de pertencimento das nossas crianças pela terra natal. E o Jebra Japão é uma oportunidade incrível para isso”, diz o ‘Galo de Quintino’, no vídeo promocional da campanha. Ele doou bolas autografadas que serão ofertadas, como contrapartida, aos maiores doadores da campanha.

 

O crowdfunding do Jebra Japão possui 12 diferentes cotas de apoio, que vão de dois mil a três milhões de ienes. Todos os apoiadores receberão recompensas, que podem incluir cartas de agradecimento, brindes diversos personalizados com o logotipo do evento e as cobiçadas bolas autografadas por Zico.

 

Na edição dos jogos realizada no ano passado, o ex-jogador de futebol Rui Ramos foi uma das celebridades presentes ©Gilberto Yoshinaga

 

 

‘Entrar no clima’

 

Antes da realização dos jogos, para as pessoas “entrarem no clima” do evento, também haverá uma série de podcasts relacionados ao Jebra Japão. “Inicialmente, a ideia é fazer pelo menos cinco episódios curtos, entrevistando atletas ou ex-atletas e incluindo depoimentos de jovens que participarão das competições”, explica o apresentador Carlinhos Vilaronga, que comandará os bate-papos. A estreia do podcast será uma live agendada para o dia 27 de junho, a ser transmitida a partir das 20h30 pela plataforma Nabecast – posteriormente, o material será disponibilizado no Spotify.

 

Festival multicultural

 

“No ano passado, organizamos tudo em três meses. Neste ano, começamos os preparativos seis meses antes e criamos uma comissão organizadora para fazermos tudo de forma mais profissional”, explica o embaixador Aldemo Garcia, cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu. 

 

Garcia salienta que, além da participação de cerca de 30 escolas brasileiras, os jogos deste ano deverão contar com a presença de instituições voltadas para outras nacionalidades – japoneses, coreanos, flilipinos e peruanos, entre outros. “Será um evento de intercâmbio multicultural”, diz ele, que prevê um público espectador em torno de 10 mil pessoas – o estádio, construído especialmente para a Copa do Mundo de 2002, tem capacidade para mais de 50 mil.

 

No dia do evento, também haverá no local uma praça de alimentação com food trucks brasileiros. Além das competições esportivas, também é prevista a realização de atividades recreativas, entre outras atrações que ainda estão sendo programadas. “A expectativa é muito animadora. Será um verdadeiro festival”, anima-se o embaixador.

 

Jebra Japão 2023

 

Data: 22 de julho (sábado)

Local: estádio Ecopa, em Fukuroi (Shizuoka)

Endereço: Shizuoka-ken Fukuroi-shi Aino 2300-1

Mais informações: pelo site oficial do Jebra

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo