Grupo extremista teria utilizado foguetes F7 e um rifle que seria uma adaptação do russo AK-47; Pyongyang nega envolvimento

 

Foto: Pixabay

 

Os terroristas do Hamas são suspeitos de terem usado armas da Coreia do Norte durante o ataque do último dia 7 em Israel, no qual 1.400 pessoas foram mortas e centenas sequestradas.

 

Vídeos da ofensiva brutal do Hamas mostram foguetes F7 na mão de terroristas. A arma, que dispara granadas, é comumente utilizada para atacar veículos blindados.

 

De acordo com o especialista Matt Schroeder em entrevista à Fox News, “não é uma surpresa” que armas usadas pelas forças de segurança da Coreia do Norte estejam nas mãos do Hamas.

 

 

Outro armamento identificado em imagens do ataque do Hamas a Israel é o rifle Type 58 de fabricação norte-coreana. A arma é uma variação do russo Kalashnikov, mais conhecido como AK-47.

 

Em entrevista à Associated Press, o especialista em armas N.R. Jenzen-Jones afirmou que o governo do ditador Kim Jong-un mantém laços estreitos com movimentos paramilitares e terroristas da região da Palestina.

 

“A Coreia do Norte apoia há tempos os grupos militantes palestinos, e as armas norte-coreanas foram documentadas anteriormente [como parte do arsenal do Hamas]”, explicou Jenzen-Jones.

 

Na última semana, as autoridades norte-coreanas desmentiram os rumores de fornecimento de armas ao Hamas e creditaram as especulações à mídia e ao governo dos Estados Unidos.

 

“Não passa de uma tentativa de transferir a culpa pela crise do Oriente Médio causada pela sua política hegemônica errada para um terceiro país e, assim, escapar à crítica internacional centrada no império do mal.”

 

Apesar da posição da Coreia do Norte, em 2012 os EUA detectaram um carregamento com foguetes norte-coreanos que seria entregue ao Hamas. Desde 1996, Pyongyang mantém relações diplomáticas com os líderes palestinos.

 

 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo