A partir de segunda-feira, dia 12, bares e restaurantes precisam fechar mais cedo; aumento das infecções preocupa governo e especialistas

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Bares e restaurantes devem fechar até às 20 horas a partir de segunda-feira (12) – Foto: AdobeStock

 

 

O ressurgimento de focos de contaminação por SARS-CoV-2 fez com que o governo japonês designasse, a partir de segunda-feira (12), Tóquio, Quioto e Okinawa a instaurar medidas mais rígidas de combate à pandemia. Entre os pedidos estão o fechamento de bares, restaurantes e karaokês até às 20 horas, além do limite de 5 mil pessoas em eventos. 

 

A menos de quatro meses para o início da Olimpíada de Tóquio e menos de três semanas depois de terminar um estado de emergência, a notícia preocupa sociedade, especialistas e autoridades. Somente nos últimos três dias foram mais de 500 novos casos diários, a pior sequência desde fevereiro.

 

A medida deve durar até 5 de maio, mesma data para as províncias de Osaka, Hyogo e Miyagi, que iniciaram uma série de ações de combate ao coronavírus. O primeiro-ministro Yoshihide Suga formalizou a decisão em uma reunião nesta sexta-feira da força-tarefa contra o covid-19, após receber a aprovação de um painel de especialistas.

 

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, havia solicitado ao governo que lhe concedesse autoridade para tomar medidas mais duras, sob um “quase estado de emergência”. A preocupação das autoridades é de que variantes altamente contagiosas do vírus pudessem se espalhar durante os feriados da Golden Week, do final de abril até o início de maio. 

 

As três províncias vizinhas da capital – Kanagawa, Chiba e Saitama – devem entrar no esquema em breve.