Diretores da Chute Inicial, rede oficial de escolinhas do Timão, ministrarão atividades, de 11 a 13 de agosto, para crianças e adolescentes; evento é oportunidade de entrar no “radar” do time paulista

 

 

Texto: Gilberto Yoshinaga/Record TV Japan
Fotos: cedidas e Evander Portilho/Chute Inicial Corinthians

 

 

Mesmo do outro lado do planeta, o sonho de se tornar jogador de futebol em um grande clube brasileiro tende a ficar menos distante para crianças e adolescentes residentes no Japão. Isso porque, entre os dias 11 e 13 de agosto, a Chute Inicial – rede oficial de escolinhas de futebol do Corinthians – realizará uma série de atividades que marcam a retomada de um trabalho que foi interrompido devido à pandemia da Covid-19.

 

O principal evento será uma espécie de “clínica” (treinamento em um dia) a ser realizada no dia 11 de agosto, no estádio Ryuhoku Okazaki, em Okazaki (Aichi). Os 90 participantes serão divididos em três faixas etárias: 12 e 13 anos; 14 e 15 anos; e 16 e 17 anos. Eles serão coordenados e avaliados por três dirigentes desportivos que virão do Brasil: Carlos Henrique Ros Salas de Lima, diretor de esportes terrestres do Corinthians; Marcelo Claro, gerente da Chute Inicial Corinthians; e Igor Savala de Jesus, coordenador pedagógico da mesma rede de escolinhas.

 

Atividades

 

“É bom esclarecer que não se trata de uma peneira, ou seja, os dirigentes não virão aqui selecionar jogadores para as categorias de base do Corinthians”, frisa Kátia Nakagima, da empresa NK Sports, que firmou esta parceria com a Chute Inicial. “Mas eles vão observar os meninos e poderão selecionar alguns para participarem de um programa de intercâmbio de sete dias, que será realizado no próprio Parque São Jorge [sede social do clube, em São Paulo], no mês de novembro. Então, existe essa possibilidade de imersão no universo do Corinthians, uma experiência muito especial e enriquecedora para jovens talentos da bola.”

 

Já no dia 12 de agosto, para as crianças com idades não contempladas na primeira atividade (categorias sub-9 e sub-11), será realizado um torneio de futsal na quadra do UB Tokai Futsal, em Toyota (Aichi). O torneio NK Sports by Corinthians Soccer Academy Cup também será observado pelo trio vindo do Brasil, que novamente poderão selecionar os jogadores que se destacarem para o programa de intercâmbio no Brasil.

 

Por fim, no dia 13 será realizada uma palestra, com os dirigentes corintianos, voltada para clubes e escolinhas interessados em estabelecer parceria ou se tornarem licenciados da rede Chute Inicial. Eles darão explicações detalhadas sobre os métodos pedagógicos adotados pela rede e sobre como funcionam essas parcerias. A rede conta, hoje, com 61 unidades em diversos municípios brasileiros, além de uma licenciada em Orlando, nos EUA.

 

Valores e otimismo

 

“A Chute Inicial já atuou no Japão, mas esse trabalho foi interrompido em decorrência da pandemia. Agora, estamos iniciando esta nova parceria no Japão e esperamos realizar esse ciclo de atividades ao menos uma vez por ano no arquipélago”, explica Marcelo Claro, gerente da Chute Inicial Corinthians. “Mais do que aspectos técnicos do futebol, que são muito importantes, os participantes dessas atividades poderão entender a metodologia e a filosofia do Corinthians. Nosso slogan diz ‘formando campeões para a vida’. Afinal, ao lidar com crianças e adolescentes, acabamos participando da formação de homens, cidadãos, com valores que eles carregarão para sempre.”

 

Ao lembrar a conquista do bicampeonato mundial de clubes, ocorrida no Japão em dezembro de 2012, Claro demonstra especial carinho pelo país. “Estamos otimistas com essa parceria e temos certeza de que ela será muito produtiva para todos. Afinal, talentos brotam em todos os lugares e o nosso ‘radar’ precisa estar antenado em todos os lugares. E o Japão tem participação em um dos momentos mais marcantes da história do Corinthians”, finaliza.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo