A Agência de Meteorologia do Japão pede cautela com o risco de desastres por deslizamentos, inundações em baixadas, transbordamento de rios, raios e tornados
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
A Agência Meteorológica do Japão alertou para fortes tempestades com rajadas de vento e raios em grande parte do país, de leste a oeste, principalmente no lado do Pacífico. Informações sobre inundações e deslizamentos de terra foram emitidas para Tóquio. As chuvas devem continuar nesta sexta-feira.
Na região de Izu, na província de Shizuoka, um grupo de nuvens se desenvolveu na parte norte da península causando precipitações de até 166 milímetros em três horas. Para amanhã, a previsão é de até 250 mm na região Tokai, onde está a província de Aichi, no período de 24 horas.
Estão previstos também até 150 milímetros para o sul de Kyushu e a região de Amami; e até 120 milímetros para a região de Kanto-Koshin.
A agência também alertou o público sobre possíveis rajadas de vento e raios, uma vez que um fluxo de ar quente e úmido atingiu a frente, causando severa instabilidade atmosférica.
No início da semana, a agência emitiu um alerta sobre nuvens de tempestade depois que eles foram observados na prefeitura da ilha ao sul de Okinawa.
O alerta de terça-feira foi o primeiro baseado em um novo sistema de alerta de chuva forte, que começou a operar em 17 de junho e é projetado para melhorar a precisão da previsão de áreas de chuva forte.
A Agência de Meteorologia do Japão pede cautela com o risco de desastres por deslizamentos, inundações em baixadas, transbordamento de rios, raios e tornados.