Serão três corredores na maratona e um atleta na marcha de 50 km; na prova feminina, que terá 103 corredoras, o Brasil não estará representado
Texto: Juliano Justo/Agência Brasil
Foto: ©Wagner Carmo/ECP
A World Athletics, entidade que administra o atletismo em nível mundial, divulgou no seu site oficial os nomes dos 110 atletas que estarão na maratona e os 60 corredores que participarão da prova de 50 quilômetros da marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A previsão inicial da entidade era realizar a maratona com apenas 80 atletas na Olimpíada. Mas a lista acabou sendo aumentada para 110, definidos através do ranking de tempos.
O Brasil terá três atletas na maratona. O melhor corredor verde e amarelo foi Daniel Nascimento, que se classificou com a 53ª melhor marca do mundo (2 horas 9 minutos e 5 segundos), alcançada na prova de Lima, em maio. Paulo Roberto de Paula se classificou com a 71ª melhor marca (2 horas 10 minutos e 8 segundos). Daniel Chaves, que obteve o 105º tempo (2 horas 11 minutos e 10 segundos), confirmou presença depois do aumento do número de vagas. Na maratona feminina, que terá 103 corredoras, o Brasil não estará representado.
Na prova de 50 quilômetros da marcha atlética, Caio Bonfim confirmou lugar com a 31ª marca entre os 60 atletas que estarão na competição.
A maratona e a marcha ocorrerão na cidade japonesa de Sapporo. O período de qualificação olímpica para essas duas provas terminou na segunda-feira (31/05).
Qualification period for @Olympics ends for marathons and 50km race walk.#Tokyo2020
— World Athletics (@WorldAthletics) June 2, 2021