Japão planeja liberar entrada de pequenos grupos de turistas de países com baixas taxas de contaminação pelo coronavírus a partir da próxima primavera

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©JNTO

 

O governo japonês planeja disponibilizar ônibus exclusivos para levar passageiros que chegam aos aeroportos internacionais de Haneda e Narita, em Tóquio, para hotéis. A medida é para evitar que os viajantes usem o transporte público, o que diminui as chances de disseminação da Sars-Cov-2.

 

As informações foram divulgadas pela NHK, que obteve detalhes de fontes do governo. A determinação servirá também para as pessoas que já trouxerem resultado negativo para a Covid-19.

 

Desde o começo da pandemia, as autoridades vinham pedindo para que os viajantes que chegam aos aeroportos evitem utilizar o transporte público. Houve muita reclamação, por causa dos altos valores para se contratar um transporte privado.

 

Japoneses e estrangeiros que chegarem aos dois aeroportos da capital terão acesso ao serviço. A princípio, o transporte deve começar a operar no dia 16 de dezembro, com três viagens diárias para 12 hotéis de Tóquio.

 

Outra ideia que foi divulgada recentemente foi a separação de vagões específicos de trem para viajantes vindos do exterior.

 

Turismo

 

O governo japonês também considera a liberação do turismo no país, porém com uma limitação de pessoas, a partir da próxima primavera, pouco antes da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

 

A ideia é retomar a entrada de pequenos grupos de países asiáticos onde as infeções pelo coronavírus estejam controladas, como Taiwan e China.

 

De acordo com a reportagem do jornal Asahi, os turistas teriam que testar negativo para o coronavírus e enviar um itinerário completo de viagem, bem detalhado, antes de entrar no país. Eles viajariam apenas em veículos alugados e seriam separados de outros clientes em seus hotéis e destinos turísticos. Os visitantes também seriam obrigados a usar um aplicativo de rastreamento e dar atualizações diárias sobre sua saúde.