Estrutura tinha sido retirada para manutenção e ela ganha agora uma iluminação noturna; organização está confiante na realização do maior evento esportivo em 2021

 

Texto: Ewerthon Tobace/Record TV Japan
Foto: ©Tokyo 2020

 

Os cinco anéis olímpicos estão de volta à Baía de Tóquio. Há quatro meses, eles haviam sido removidos para manutenção e agora, com pintura nova, voltam a preencher a paisagem próxima à Rainbow Brigde, cartão postal da capital japonesa.

 

A estrutura, que tem cerca de 15 metros de altura e 33 metros de comprimento, ganhou uma iluminação especial. Segundo os organizadores da Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio, a recolocação dos anéis simboliza a retomada da contagem regressiva para os jogos, que têm data marcada para começar em 23 de julho do ano que vem.

 

Os anéis olímpicos tinham sido colocados na baía de Tóquio no início deste ano, poucos meses antes do anúncio de adiamento do evento.

 

O comitê organizador e o Comitê Olímpico Internacional (COI) estão fazendo de tudo para que a Olimpíada aconteça realmente. Apesar da pandemia ainda não estar controlada, eles garantem que os mais de 15 mil atletas estarão seguros contra a covid-19. 

 

Com a popularidade em baixa, os anéis podem acender também a esperança de animar o povo japonês para a realização do maior evento esportivo do mundo. 

 

Ainda não se sabe exatamente quais serão os protocolos de segurança e nem a quantidade de público que será permitida nos locais de competição. Tudo isso deve ser definido no começo do ano que vem. A esperança dos organizadores é de que haja uma vacina e remédios eficazes contra o coronavírus em breve.

 

Até agora, segundo cálculos do governo, o atraso na realização da Olimpíada vai gerar um gasto extra de US$ 3 bilhões, o que gera mais reclamações do contribuinte que mora na capital.

 

Os anéis

 

Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados, os aros olímpicos foram idealizados em 1914, pelo Barão Pierre de Coubertin. Eles representam a união dos cinco continentes e pelo menos uma de suas cinco cores, está presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Nacionais vinculados ao COI. 

 

Os anéis são a principal representação gráfica dos Jogos Olímpicos e a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.