Diplomata terá encontros com autoridades das duas províncias e também com brasileiros em Kobe, cidade de onde partiram os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: O embaixador Eduardo Saboia em encontro com o deputado Kenichi Hosoda / ©Embaixada do Brasil no Japão/Divulgação
O embaixador do Brasil no Japão Eduardo Saboia começará amanhã (19) uma viagem de três dias pelas províncias de Hyogo e Osaka, onde realizará agenda no marco das celebrações, em 2020, das efemérides dos 30 Anos da Comunidade Brasileira no Japão e dos 125 Anos da Amizade Brasil-Japão.
Em Osaka, o embaixador Saboia terá encontros com o governador da província, Hirofumi Yoshimura, e com o vice-prefeito da cidade de Osaka, Toru Takahashi, com quem tratará da situação da comunidade brasileira e dos vínculos dessas localidades com o Brasil. Os dois conversam também sobre os preparativos para a realização da Expo 2025, que será sediada mais uma vez na metrópole japonesa.
Em Hyogo, Saboia manterá encontros com o prefeito de Kobe, Kizo Hisamoto, e o vice-governador da província, Kazuaki Araki. As conversas em Hyogo terão um simbolismo especial, já que foi ali o ponto de partida para muitos dos japoneses que migraram para o Brasil ao longo do século XX. Com representantes da comunidade, o embaixador fará visita ao Museu da Emigração e Centro de Intercâmbio Cultural de Kobe, que preserva a história dos vínculos humanos entre os dois países.
Na Universidade de Kobe, o diplomata proferirá palestra sobre as relações Brasil-Japão à luz do marco simbólico dos 125 Anos do relacionamento bilateral e dos 30 Anos da Comunidade Brasileira. Toda a agenda será realizada em estrito cumprimento das orientações de saúde pública para o combate ao COVID-19.
Na sexta-feira passada, dia 13, Saboia reuniu-se com os deputados Kenichi Hosoda e Atsushi Nonaka. Em ambas as reuniões, teve a oportunidade de trocar impressões sobre o estado das relações econômico-comerciais entre o Brasil e o Japão, bem como sobre estratégias para incrementá-las.