O vencedor receberá ¥50 mil ienes em dinheiro e as fotos finalistas serão expostas no salão de atendimento do consulado de Tóquio

 

Texto: Redação/Record TV Japan

 

Rodrigo Latini Gonçalvez de Mello e Silva foi o vencedor da primeira edição do concurso / Divulgação – Consulado do Brasil

Estão abertas as inscrições, até o dia 10 de novembro, para a segunda edição do Concurso de Fotografia do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio. O vencedor receberá um prêmio de ¥ 50 mil ienes em dinheiro e todas as fotos finalistas serão expostas no salão de atendimento do consulado, em Gotanda, na capital japonesa.

O tema deste ano será “Sua História: O Olhar Brasileiro sobre o Japão”. Fotógrafos brasileiros residentes em todo o Japão poderão participar e compartilhar suas histórias e experiências através de imagens.

 

As fotos devem ser preferencialmente recentes, porém também serão aceitas fotografias tiradas nos últimos 30 anos. Todas devem ser inéditas, ou seja, não deverão ter sido apresentadas em nenhum livro ou mostra, e nem premiadas em outros concursos até a data da inscrição. Fotos analógicas devem ser digitalizadas pelos participantes antes do envio.

Cartaz do concurso de fotografia deste ano

Cada participante pode enviar um máximo de 5 fotografias. Cada foto inscrita deve ser acompanhada de uma ficha de inscrição separada. Os candidatos inscritos são responsáveis pelo teor e conteúdo das imagens, inclusive por qualquer possível reclamação por direitos de imagem. Nas fotos em que uma pessoa esteja reconhecível, o participante deverá apresentar uma autorização do modelo ou, no caso de menores, dos pais ou responsáveis.

 

As fotografias devem ser enviadas em formato JPG ou JPEG, em alta resolução, com pelo menos 300 DPI, sem alteração de escala ou resolução em relação ao arquivo original.

 

Cada fotografia inscrita deverá estar acompanhada da ficha de inscrição correspondente, da qual constará título e descrição simples da fotografia (ex.: “minha mãe preparando o jantar”, “José indo para o trabalho”, etc.), nome do autor ou autora, endereço residencial completo, telefone e e-mail. Omissão de informação ou falsa informação resultará em desqualificação.

 

Não há restrição à técnica utilizada, podendo as imagens ser coloridas ou em preto e branco.

 

A escolha das fotos pré-selecionadas e da vencedora ocorrerá conforme critérios de qualidade técnica, originalidade, criatividade e fidelidade ao tema.

 

Capa do livro de fotos publicado pelo consulado de Tóquio

A ficha de inscrição deve ser enviada por e-mail para fotografiaconsulado@gmail.com juntamente com a(s) foto(s) ou o link para download. Regulamento complete e formulário podem ser obtidos aqui.

 

Edição anterior

 

A primeira edição do concurso, realizada como parte das celebrações dos 30 anos da presença brasileira no Japão, revelou muitos talentos fotográficos da comunidade residente e deu origem a um livro com as melhores fotos participantes.  O material pode ser acesso aqui.

No ano passado, o concurso foi dividido nas categorias geral, celular e escolha do público. O vencedor foi Rodrigo Latini Gonçalvez de Mello e Silva, com a foto “360 graus”. O segundo colocado foi Ronnie Kawabe Stein, seguido de Emily Vieira de Godoy. Na categoria “Celular” a ganhadora foi Emily Vieira de Godoy, seguida de Nelson Toru Abe e Wayner Tetsude Kato. Já o escolhido do público foi o trabalho de Jessika Miyano Araujo.