foto: O Embaixador Saboia e Cônsul-Geral do Brasil em Tóquio, Embaixador João de Mendonça Lima Neto, reuniram-se com o governador de Gunma, Ichita Yamamoto. / ©Divulgação/Embaixada do Brasil em Tóquio

 

 

 

Encontro com governadores, prefeitos, empresários e lideranças ocorre como parte das celebrações dos 30 anos da comunidade brasileira no Japão

 

Texto: Redação/Record TV Japan

 

O embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia, visitou nesta quarta-feira (14 ) a província de Gunma, como parte das celebrações das efemérides dos 30 Anos da Comunidade Brasileira no Japão e dos 125 anos da Amizade Brasil-Japão. Até agora, o diplomata já esteve nas províncias de Aichi, Gifu, Ibaraki, Mie e Shiga. Estão programadas viagens, ainda este ano, para Hyogo e Shizuoka.

 

Em Gunma, acompanhado pelo cônsul-geral do Brasil em Tóquio, embaixador João de Mendonça Lima Neto, o embaixador Saboia se encontrou com o governador da província, Ichita Yamamoto, e com o prefeito da cidade de Oizumi, Toshiaki Murayama.

 

Os encontros do embaixador com governadores, prefeitos, empresários e lideranças têm como objetivo tratar dos interesses e do bem-estar dos brasileiros no Japão, assim como do fortalecimento das relações do Brasil com as províncias e municípios japoneses visitados.

 

Durante o encontro com o governador Yamamoto, foi feita a entrega do troféu “Amigo do Brasil”, um reconhecimento dos esforços da província em prol dos mais de 13 mil brasileiros que vivem ali.

 

Viagens

 

Os encontros do embaixador com governadores, prefeitos, empresários e lideranças têm como objetivo tratar dos interesses e do bem-estar dos brasileiros no Japão, assim como do fortalecimento das relações do Brasil com as províncias e municípios japoneses visitados.

Foto: Acompanhado pelo cônsul-geral do Brasil em Nagoia, embaixador Nei Futuro Bitencourt, Saboia entregou troféu “Amigo do Brasil” ao governador de Aichi, Hideaki Omura. /
© Divulgação/Embaixada do Brasil em Tóquio

Segundo a embaixada, as reuniões de Saboia nessas visitas refletem a variedade de interesses do Brasil no Japão. Um tema central é a atenção à comunidade brasileira no Japão, assunto que permeou de uma maneira ou outra todos os encontros, mas que recebeu particular destaque nas reuniões com governadores e prefeitos. 

Embaixador também visitou empresas na província de Aichi / © Divulgação/Embaixada do Brasil em Tóquio

As visitas têm tratado também de temas econômicos e de investimento, particularmente com as empresas visitadas na região de Aichi, que não só contam com trabalhadores brasileiros no Japão, mas têm presença e investimentos expressivos no Brasil há décadas. O diplomata visitou a Denso, a Makita Corporation, a Toyota Motor Corporation e a Sintokogio.

 

Outros assuntos importantes foram a cooperação acadêmica que se desenvolve com a Universidade de Tsukuba, com cerca de 40 pesquisadores brasileiros atualmente, e a cooperação esportiva. O embaixador brasileiro visitou, por exemplo, o Kashima Antlers, clube que tem vínculos tradicionais com o Brasil. 

 

Durante os encontros, o embaixador entregou também o troféu “Amigo do Brasil”, uma estátua em forma de ipê amarelo, árvore típica brasileira, florescendo numa cerejeira japonesa. Simboliza o reconhecimento pela Embaixada do Brasil no Japão do trabalho realizado por personalidades e entidades do Japão em benefício da comunidade brasileira. O troféu é confeccionado pela empresa TMK, que fabrica componentes para trens, cujo CEO é o empresário nipo-brasileiro Adilson Tomio Tadocoro, um dos expoentes da comunidade brasileira no Japão.

 

A retomada dessas visitas, que eram previstas antes da pandemia, tem sido possível apenas com atenção às diretrizes e medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades japonesas.