A grande final da segunda temporada do Top Chef vai ao ar hoje à noite, segunda-feira, dia 5/10.

E, claro, a pergunta que fica é… quem vai levar o prêmio de R$ 300 mil: César Scolari, Lara Carolina ou Luciana Berry? 

 

Para sair como vencedor da competição, que também dará ao primeiro colocado o troféu Top Chef Brasil, os finalistas vão precisar mostrar muita criatividade e ainda retratar, por meio das receitas apresentadas, a personalidade de cada um.

 

Depois de muitos desafios propostos ao longo de toda temporada pelo apresentador Felipe Bronze e os jurados Ailin Aleixo e Emmanuel Bassoleil, César, Lara e Luciana terão de utilizar todas as técnicas que conhecem, domar a ansiedade e controlar o tempo para preparar um menu totalmente autoral e livre, tendo como única regra a apresentação de cinco cursos, sendo quatro pratos e uma sobremesa. A prova, intitulada Menu da Vida, terá ao todo 3h30 de duração e será dividida em três partes: 2h para o preparo dos primeiros dois pratos, 1h para os outros dois pratos, e os 30 minutos finais para a sobremesa.

 

Para encorajá-los neste momento tão determinante de suas carreiras, os participantes vão receber um vídeo com mensagens emocionantes de seus familiares desejando boa sorte.

 

Quem será o vencedor? O tranquilo César, que tem um estilo vibrante de cozinhar? A concentrada e focada Lara? Ou a experiente Luciana, que mistura a irreverência baiana com a precisão londrina? As facas e os pratos estão lançados!

 

O Top Chef vai ao ar às sextas-feiras, logo após A Fazenda, com direção do núcleo de realities de Rodrigo Carelli e direção-geral de Chica Barros.

 

 

PERFIS DOS TRÊS FINALISTAS

 

 

César Scolari
39 anos
Nasceu em Alvorada do Sul (PR) e mora em São Paulo (SP)
“Participar do ‘Top Chef’ é um sonho e uma oportunidade única de mostrar o meu trabalho para a minha equipe.”

 

Lara Carolina

25 anos
Nasceu em Macaé (RJ) e mora em São Paulo (SP)
“É uma oportunidade única para mostrar o que eu sei e também aprender com os outros participantes.”

 

Luciana Berry
39 anos
Nasceu em Salvador (BA) e mora em Londres (Inglaterra)

“Representa uma mudança importante na minha carreira. Além disso, quero mostrar um lado menos arrogante da profissão de chef.”

 

 

SOBRE O PROGRAMA

 

 O Top Chef reúne 14 cozinheiros de olho no prêmio de R$ 300 mil e no título de o mais novo Top Chef Brasil. São, ao todo, 12 episódios que, além de mostrarem toda a habilidade e o jogo de cintura dos competidores na cozinha, exibem a convivência deles na mansão Top Chef. Aliás, o dia a dia desses cozinheiros nesta casa é mais explorado nesta segunda temporada.

 

 

Em cada episódio, são disputadas duas provas. No Teste de Fogo, os cozinheiros se enfrentam, em grupo ou individualmente, para garantir uma vantagem, que pode ser até mesmo uma imunidade. O Desafio de Eliminação é a última oportunidade para garantir a continuidade ou não de um participante no jogo. Uma diferença em relação à primeira temporada é que o vencedor da prova do Desafio de Eliminação ganha a Faca de Ouro, um poder extra especial já a partir do próximo episódio, fato que pode ser crucial no jogo. Quem for eliminado arruma as facas e volta para casa.

 

As gravações da segunda temporada do Top Chef tiveram início em março deste ano, mas precisaram ser interrompidas devido à pandemia do coronavírus e à necessidade do isolamento social. O reality show voltou a ser gravado no dia 25 de julho. Os trabalhos foram encerrados, com sucesso, em agosto. Os participantes, que são os mesmos selecionados daquele período, passaram por todos os protocolos de segurança para voltarem à disputa, não só no cenário da cozinha como no confinamento do programa.

 

Criado nos Estados Unidos em 2006, o Top Chef já foi adaptado para mais de 20 países, incluindo França, Itália, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e México, entre outros. Trata-se de um formato original da Bravo Media LLC, distribuído pela NBCUniversal. No Brasil, a Floresta é a licenciante e a produtora do programa baseado no formato de sucesso.