Com o início da segunda fase da reabertura econômica no Japão nesta sexta-feira, dia 19, o deslocamento entre províncias será liberado juntamente com o reinício dos grandes eventos como o baseball profissional. Este porte de evento acontecerá inicialmente sem platéia, e aos poucos será permitida a entrada de torcedores em número menor que 5.000 pessoas ou a metade da capacidade de público.
A capacidade de testes em laboratório e testes de antígeno para a COVID-19 será ampliada para mais de 21 mil por dia, ampliando também os locais onde os testes poderão ser realizados.
A entrada de estrangeiros vindos da Tailândia, Vietnã, Austrália e Nova Zelândia será liberada, mas com o limite de 250 pessoas por dia. A entrada será permitida após realização de teste com resultado negativo para a COVID-19. Além disso eles terão que exibir o itinerário de estadia no país e manter o GPS do celular ligado para facilitar o rastreio em caso de contaminações.
Segundo o governo, estes países tiveram a entrada liberada pela situação das infecções estar sob controle.
Mais de 100 países, incluindo China, Coréia, Estados Unidos e Brasil ainda não tem entrada liberada no Japão para evitar os casos importados.
Aplicativo de rastreamento
O uso do aplicativo para rastreamento de pessoas infectadas iniciará amanhã (dia 19). O governo garante que não haverá uso de dados pessoais, somente o email será usado para o rastreamento. Quando o indivíduo entrar em contato com alguém que foi infectado, o aplicativo enviará um email notificando o contato e a possiblidade de infecção. Essas pessoas notificadas pelo aplicativo poderão realizar o teste para a COVID-19. O uso do aplicativo não é obrigatório, mas o governo diz que se o aplicativo for usado pela maioria, então o país poderá evitar o avanço das infecções e medidas mais rígidas de isolamento.
Uma segunda onda ainda pode acontecer, especialmente no próximo outono e inverno. Os 3Cs, que querem dizer: evitar Crowded places with many people nearby – aglomerações, Closed spaces with poor ventilation – locais fechados e mal ventilados, Close-contact setting such as close-range conversations – conversar próximo as pessoas; a atenção à higiene, o uso de máscaras e a distância social ainda devem ser mantidos.