O governo do Japão não fará a quarentena total (lockdown) como é feita em muitos países, onde as pessoas são proibidas de sair de casa ou da cidade.
A população pode sair de casa para fazer compras no supermercado, farmácia e ir ao trabalho se necessitar.
É recomendado o trabalho em casa se o tipo do trabalho assim permite. Sair de casa para fins de manter a saúde como tomar ar fresco e fazer caminhada também é permitido, porém deve-se manter o distanciamento social evitando locais mal ventilados, aglomerações, evitar o contato direto com pessoas como abraços ou dar as mãos e não conversar, falar alto ou cantar perto de outras pessoas.
Em qualquer situação, o uso de máscaras é essencial para a própria proteção como também para protejer quem está ao redor.
Mesmo que não haja proibições, é necessário evitar sair de casa sem necessidade e o deslocamento para outras províncias deve ser evitado.
Os produtos no supermercado serão abastecidos normalmente, portanto não há necessidade de fazer um grande volume de compras de uma só vez.
Lavar as mãos com sabão por pelo menos 20 segundos, protejer a boca e o nariz com um lenço ou com o braço ao espirrar ou tossir.
Todas essas recomendações são para evitar o contágio, e principalmente o contágio em grupo e evitar o colapso do sistema de saúde.
LEIA TAMBÉM: Estado de emergência declarado para todo o país