A doença está se espalhando pelos cachorros do Reino Unido e os humanos podem contraí-la também
Foto: Canva
Duas pessoas na Grã-Bretanha foram infectadas por uma doença que, geralmente, assola apenas os cães. Brucella canis é uma infecção bacteriana incurável em cachorros, que causa infertilidade e dores. Esta enfermidade está se espalhando pelos pets. A Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido confirmou que três pessoas já contraíram e que esses são os primeiros casos encontrados no país.
Especialistas do governo dizem que os casos detectados em pets vieram exclusivamente de animais que viviam em áreas como a Europa Oriental. Além deles, dois casos em humanos foram registrados, um em julho deste ano e o primeiro no segundo semestre de 2022, segundo o Daily Mail.
A enfermidade em humanos veio de cães britânicos infectados, que tiveram contato com cachorros importados ou que eram descendentes. Isso não significa que o país esteja em uma endemia. As autoridades ainda classificam como de “baixo risco”.
O portal de notícias afirmou ainda que a Human Animal Infections and Risk Surveillannce (HAIRS), que é um grupo governamental, disse que os veterinários, criadores de cães e tutores são as pessoas mais expostas à doença.
A organização recomendou que instituições e tutores que realizam importações façam testes prévios para saber se o pet está infectado.