O Brasil se destacou na disputa acirrada entre 1200 competidores de 23 países
Foto: Arquivo Pessoal
O 16th World Taekwondo Culture Expo, um dos maiores campeonatos de taekwondo da Ásia, reuniu mais de 1200 atletas, entre 8 a 38 anos, de 23 países, no condado de Muju, em Jeolla do Norte, na Coreia do Sul. Na disputa acirrada, treze jovens atletas brasileiros, da equipe Ueno Taekwondo, conquistaram 26 medalhas, em duas modalidades. O campeonato aconteceu do dia 17 a 22 de agosto.
A equipe, comandada pelo mestre Leandro Ueno, saiu do Japão para representar oficialmente o Brasil na competição. Esse foi o quarto campeonato na Coréia do Sul. “Estou muito orgulhoso do que conquistamos, o nível dos competidores estava muito alto e a maioria dos nossos atletas foram campeões”, destacou Ueno.
O mestre também ressaltou a importância do patrocínio desses atletas para que tenham uma alta perfomance até que cheguem às Olimpíadas.
A arte marcial taekwondo tem origem sul coreana e significa a capacidade de usar os pés e as mãos na luta. O esporte é regido por cinco princípios: perseverança, integridade, cortesia, autodomínio e espírito indomável. É com o uso da força mental que se tem bons movimentos.
Na Coreia do Sul, o The World Taekwondo Culture Expo reúne pessoas de diferentes nacionalidades todos os anos.
As próximas competições da equipe Ueno Taekwondo serão em Osaka,Tailândia e Egito.
Para os competidores brasileiros, a sensação de dever cumprido. “Além da experiência pessoal, acho importante a questão de representarem o Brasil, resgatar o patriotismo já que a maioria nasceu no Japão”, finalizou Ueno.