Quadrinista brasileiro está no Japão para uma série de eventos e recebeu na noite de quarta-feira um troféu que é uma réplica da obra da artista Tomie Ohtake
Texto: Ewerthon Tobace/Record TV Japan
foto: Divulgação Câmara de Comércio Brasileira no Japão
TÓQUIO – Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, foi homenageado na noite de quarta-feira (12) pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ). Em evento na embaixada brasileira em Tóquio, ele recebeu o “CCBJ Awards Person of the Year”, prêmio que é concedido desde 2009 a personalidades do Brasil ou do Japão que mais se destacaram na relação bilateral entre os dois países.
“Essa amizade (da turminha) retratada nos quadrinhos de Mauricio de Sousa em várias fronteiras transmite alegria em diferentes idiomas. Nos negócios, essa mensagem de amizade e respeito também é importante, pois é a base do sucesso”, justificou o presidente da CCBJ, Celso Guiotoko. O troféu entregue ao cartunista é uma réplica de uma das obras da artista Tomie Ohtake – a reprodução possui autorização do Instituto Tomie Ohtake.
O embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, lembrou que a Turma da Mônica é responsável, desde o seu surgimento, pela alfabetização de muitas crianças. “Há mais de 60 anos, Mauricio de Sousa vem colorindo a vida das famílias no Brasil e no mundo. Por meio de seus traços ajudou a educar e alfabetizar tantos de nós, nossos filhos e nossos netos”, disse o diplomata. “A Turma da Mônica ensina de forma lúdica conceitos como a amizade, o respeito e a tolerância”, acrescentou.
Côrtes elogiou também o quadrinista pelo empenho que tem feito para as relações bilaterais Brasil e Japão. “Mais do que parabéns, gostaria de transmitir o nosso muito obrigado pelo seu talento, caráter e empenho em favor da amizade entre Brasil e Japão. E agradecer também pela sua capacidade de manter em todos nós a juventude e a alegria”, disse o embaixador.
Emocionado, Mauricio falou um pouco da sua trajetória e da alegria que sente ao encontrar os fãs no Japão. “O prêmio representa um motor para eu continuar com meus os objetivos de lançar produtos no Japão e a partir daqui em outros países da Ásia. Há projeto de expansão e o que conseguir fazer aqui poderá repercutir em outros países vizinhos”, agradeceu.
2023 é um ano muito importante para a cartunista. A Mônica, a personagem mais famosa, completa 60 anos. E em março passado, Mauricio de Sousa oficializou sua candidatura à cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras (ABL), que foi da escritora Cleonice Berardinelli.
Aos 87 anos, Mauricio, juntamente com Alice Takeda, esposa e diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções, aproveitou a viagem ao Japão e realizou alguns encontros com a comunidade brasileira. “Ver a alegria das crianças me deixa muito emocionado e confirma que estamos no caminho certo”, disse.