EUA, Japão e Coreia do Sul alertam para resposta sem precedentes
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©KCNA
A crise na região asiática do Pacífico tem ficado cada vez mais tensa. Desta vez, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul alertaram que uma escala “sem paralelo” de resposta seria garantida se a Coreia do Norte realizar seu sétimo teste de bomba nuclear.
Os três países dizem que a Coreia do Norte pode estar prestes a retomar os testes de bombas nucleares pela primeira vez desde 2017.
“Concordamos que uma escala de resposta sem paralelo seria necessária se a Coreia do Norte avançar com um sétimo teste nuclear”, disse o primeiro vice-ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Hyundong, em entrevista coletiva em Tóquio.
“Pedimos à Coreia do Norte que se abstenha de mais provocações”, disse a vice-secretária de Estado norte-americana Wendy Sherman, chamando-as de “imprudentes e profundamente desestabilizadoras para a região”.
“Qualquer coisa que aconteça aqui, como um teste nuclear norte-coreano… tem implicações para a segurança do mundo inteiro”, disse ela, enviando uma mensagem velada aos apoiadores de Pyongyang, China e Rússia, no Conselho de Segurança da ONU.
“Esperamos, de fato, que todos no Conselho de Segurança entendam que qualquer uso de uma arma nuclear mudará o mundo de maneiras incríveis”.