Aumento recorde de casos em todo o país fez o governo central delegar às províncias formas de combater o avanço da doença

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

O governo do Japão decidiu introduzir um novo sistema para permitir que as 47 províncias do país emitam declarações de emergência e divulguem as próprias medidas de combate ao coronavírus. A medida foi tomada por causa do aumento recorde de casos em todo o país. 

 

Nesta semana, o número de novos casos passou de 200 mil em dias seguidos. A subvariante BA.5 da ômicron é a causadora das novas infecções. Na capital japonesa, o número passou de 40 mil.

 

De acordo com o novo sistema, os governos provinciais poderão emitir declarações para combater a covid-19 quando as instituições médico-hospitalares de suas regiões ficarem sobrecarregadas. 

 

Segundo reportagem da NHK, os governos regionais poderão pedir aos residentes a adotarem medidas anti-infecção, tais como vacinações antecipadas e trabalho remoto. Eles também poderão solicitar que idosos e pessoas com comorbidades evitem lugares aglomerados.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo