No final de semana, um forte tremor de 5,4 havia sido registrado na mesma região
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução
Um forte terremoto de magnitude 5 foi registrado às 10h31 desta segunda-feira na província de Ishikawa. A região já havia sofrido os efeitos de um abalo sísmico um pouco mais forte no domingo.
Na cidade de Suzu, o tremor foi de 5 forte na escala sísmica japonesa, que vai de 0 a 7. A Agência de Meteorologia informou que o foco do terremoto teve profundidade aproximada de 14 quilômetros.
Nenhuma anormalidade foi relatada em instalações de energia nuclear na área, incluindo a usina Shika, da Hokuriku Electric Power Co., em Ishikawa, disse o governo central. Os serviços de trem-bala na área não foram afetados, disse JR East.
De acordo com a NHK, a meteorologia adverte que mais terremotos de grande intensidade podem sacudir a região nos próximos sete dias. Uma representante da agência afirma que a atividade sísmica vem se intensificando na região há mais de 12 meses e que a situação provavelmente continuará assim por algum tempo.
Os dois dias consecutivos de terremotos podem ter causado o afrouxamento do solo, aumentando o risco de deslizamentos de terra e desmoronamento de casas, disse a Agência de Meteorologia.
Domingo
No domingo, um terremoto mais forte, de magnitude 5,4, havia sido registrado na mesma região, causando ferimentos em seis pessoas.
Ainda no domingo, o Santuário Kasuga, situado em Suzu, comunicou que o seu portal de pedra foi destruído desde a base e que lanternas e escadarias de pedra ruíram parcialmente.