Presidente norte-americano participa amanhã de um encontro com Japão, Austrália e Índia
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©White House
Os líderes de Japão, Fumio Kishida, e dos Estados Unidos, Joe Biden, devem confirmar a estreita cooperação entre seus países em face a uma grave situação internacional na reunião marcada para esta segunda-feira em Tóquio. Esta é a primeira visita do presidente norte-americano ao arquipélago.
Biden tem agendada uma cúpula de quatro nações, conhecida como Quad, envolvendo Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia na terça-feira.
Kishida disse a repórteres no sábado que deseja ter discussões francas pessoalmente com Biden. Ele mencionou tópicos como segurança, situações regionais, incluindo Ucrânia, economia, desafios globais em comum, como mudanças climáticas e desarmamento nuclear.
Segundo reportagem da NHK, Kishida e Biden devem confirmar a política de continuar impondo sanções pesadas contra a Rússia e oferecendo apoio para a Ucrânia, assim como pedindo a cooperação de nações africanas e asiáticas.
Outros temas importantes são China e Coreia do Norte. Biden quer que o Japão trabalhe estreitamente com a Coreia do Sul para achar um caminho e resolver a questão do programa nuclear norte-coreano e o lançamento de mísseis