O tema do documentário é a coexistência multicultural e se passa na cidade de Kani, na província de Gifu
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução
No próximo dia 11 de novembro, em Nagoia (Aichi), será exibido o documentário “Journey to be Continued”, que fala dos sentimentos de jovens brasileiros e filipinos que vivem no Japão.
O tema do documentário é a coexistência multicultural e se passa na cidade de Kani, na província de Gifu. “Queremos que as pessoas aprendam sobre as mudanças emocionais das crianças que vêm do exterior. Esperamos que o filme seja uma oportunidade para pensar sobre como podemos interagir com eles e como podemos viver juntos”, explicou o comunicado do Centro de Chubu da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), onde o longa será exibido.
Kani tem uma próspera indústria manufatureira e, há décadas, muitos trabalhadores estrangeiros das Filipinas e do Brasil são atraídos para a região. A Kani International Exchange Association produziu o filme em 2017 e vem exibindo-o em universidades e eventos de apoio a estrangeiros.
Uma reportagem do jornal Mainichi destacou que algumas crianças tendem a ficar longe da escola ou têm relações familiares tensas devido a barreiras linguísticas ou à incapacidade de se adaptar às mudanças em seu ambiente. No filme, o diretor Shigeaki Iwai pede a esses jovens que pintem quadros em uma tela enorme. É quando o telespectador tem um vislumbre dos sentimentos complicados destes jovens por meio de suas pinturas.
Antes da exibição, Mao Harada, um ex-voluntário da JICA e que ensinou japonês a crianças no Paraguai e na província de Mie, fará uma palestra.
O evento é das 14h às 16h30 (o filme dura 1 hora e 7 minutos) no Nagoya Chikyu Hiroba no JICA Chubu Center. A participação é gratuita e limitada a 30 pessoas. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail jicacbic-annainin2@jica.go.jp até às 17h do dia 2 de novembro. Para mais informações, entre em contato com Nagoya Chikyu Hiroba pelo 052-533-0121.