Ministério da Saúde aprovou ainda o uso do medicamento em crianças com idades entre seis meses e quatro anos
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão aprovou oficialmente uma nova vacina da companhia farmacêutica Pfizer contra o coronavírus. O imunizante tem como alvo a BA.5, que é atualmente a subvariante da ômicron predominante no Japão.
Segundo reportagem da NHK, dados laboratoriais fornecidos pela Pfizer mostraram que, comparado com vacinas convencionais, a quantidade de anticorpos neutralizantes era alta depois de recebido o novo imunizante.
O governo quer iniciar o programa gratuito de vacinação já em meados de outubro. A ideia é fornecer um total de 43 milhões de doses do imunizante a partir da próxima semana.
O Ministério da Saúde aprovou ainda o uso do medicamento em crianças com idades entre seis meses e quatro anos. Um painel de especialistas havia aprovado a vacina.
No mês passado, as autoridades de saúde começaram a distribuir doses de reforço da Pfizer e da Moderna que combatem a variante ômicron.
O painel também recomendou a aprovação de uma versão da vacina da Pfizer que protege contra as subvariantes BA.4 e BA.5. A Moderna disse que estava buscando a aprovação japonesa de seu próprio imunizante.