As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos, mas a maioria é menor de 10 anos e muitas são menores de 5 anos

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

O Japão confirmou esta semana o primeiro caso de hepatite aguda, em meio a relatos de aumento de casos em diversos países. Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar o paciente teve resultados negativos para o adenovírus e não fez transplante de fígado recentemente. Também foi testado negativo para o coronavírus e não se sabe se a criança tem condições médicas preexistentes. Não foram revelados os sintomas do indivíduo, sexo, idade, nem onde mora.

 

Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, inúmeros casos de hepatite aguda em crianças foram observados nos Estados Unidos e na Europa desde janeiro deste ano. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 169 casos de hepatite aguda de origem desconhecida foram confirmados em 12 países, incluindo um que resultou em morte, em 21 de abril. Entre eles, o adenovírus – que causa resfriados, conjuntivite e outras doenças – foi detectado em 74 casos. 

 

Os sintomas da hepatite incluem níveis anormais de enzimas hepáticas, que indicam a gravidade da icterícia e doença hepática. Sintomas como dor de estômago, diarreia e vômito foram relatados em alguns casos.

 

Europa

 

As crianças afetadas têm de 1 mês a 16 anos, mas a maioria é menor de 10 anos e muitas são menores de 5 anos. Nenhuma tinha outra doença. 

 

“As investigações prosseguem nos países onde há casos. Até agora, a causa atual da hepatite é desconhecida”, disse o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e de Controle de Enfermidades).

 

No momento, uma causa infecciosa parece ser a mais provável, mas não foi estabelecido nenhum vínculo com alimentos contaminados ou tóxicos que pudesse ser identificado. 

 

A hepatite é uma inflamação do fígado, como reação a um vírus, a tóxicos (venenos, drogas etc.) ou a doenças autoimunes ou genéticas. Sua evolução costuma ser benigna e seus principais sintomas — febre, diarreia, dores abdominais — se resolvem rapidamente ou deixam poucas sequelas. Às vezes, de forma mais rara, pode provocar insuficiência renal. 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo