O Câmera Record entra no clima do Dia das Mães e relata a dedicação e o amor de mães com filhos autistas. 

 

Uma dessas mães é a fisioterapeuta Mariana Alckmin. “A gente brinca que é como fazer as malas para viajar para praia: você leva roupa de calor, biquíni… De repente, no meio do caminho, o trajeto muda e você vai parar nas montanhas. Mas depois você começa a ver que é bonito viajar para a montanha”, define ela com relação à jornada da maternidade.

 

Ao longo do tempo, o diagnóstico e o tratamento do autismo se aperfeiçoaram muito. Hoje, as estatísticas mostram que esta condição está cada vez mais presente – dados recentes de uma pesquisa feita nos Estados Unidos apontam para 1 autista a cada 54 pessoas.

 

Mariana descobriu o diagnóstico de autismo em Daniel e Gabriel quando eles ainda eram bebês. “Apesar de serem gêmeos idênticos, criados do mesmo jeito, com os mesmos tratamentos dos mesmos profissionais, um evolui de uma maneira e o outro de outra. São habilidades e dificuldades diferentes”, explica.

 

Para um tratamento eficiente, o diagnóstico precoce faz toda a diferença. A equipe conheceu Miguel há 3 anos, quando ele iniciava as primeiras terapias. Hoje, aos 6, os avanços do menino emocionam os pais. “Não tem coisa melhor que ouvir seu filho falando ‘mamãe’…. é excepcional, maravilhoso” diz a mãe, Aline Monteiro.

 

O Câmera Record vai ao ar toda segunda, às 20h30 na Ásia e Oceania pela Record TV Japan. A apresentação é de Luiz Fara Monteiro. 

 

Assista à matéria completa