Durante 23 anos, pesquisadores de universidades dos Estados Unidos gravaram imagens surpreendentes de primatas em seu habitat natural, em Uganda, coração da África. O Câmera Record desta segunda, 17/08, apresenta este trabalho inédito na TV aberta brasileira

Nesta grandiosa floresta tropical, vivem animais que intrigam pesquisadores de todo o mundo. Pelo tamanho, pela longevidade e, principalmente, pela semelhança com os seres humanos. O território de Ngogo é a casa do maior grupo de chimpanzés já registrado no planeta. Animais que compartilham quase 99% do nosso DNA e que são considerados pela comunidade científica os primatas mais parecidos com o homem. Os vídeos do documentário revelam uma sociedade organizada, que mantém um respeito rígido à hierarquia e utiliza até a diplomacia.

A equipe do Câmera Record entrevista especialistas no tema aqui no Brasil. A bióloga da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, Cynthia Cipreste, afirma: A gente tem que ter cuidado, quando estuda comportamento dos animais, de não atribuir atitudes, sensações, pensamentos humanos no comportamento dos animais. Mas, sim, eles são capazes de ter solidariedade, compaixão”. Ela completa: “Eles praticam uma certa política. Eles andam sempre juntos e o macho alfa sabe aqueles indivíduos que são fortes, que vão levá-lo ao poder e mantê-lo lá”.

Quando os interesses entram em conflito, no entanto, os chimpanzés mostram seu lado mais cruel. Como em um exército, partem para a guerra com uma organização e uma estratégia que impressionam o professor e pesquisador Randy Baldaresca. “Os chimpanzés não permitem a presença de outros grupos dentro do seu território de busca por alimento. Existe a guerra entre grupos rivais. São animais muito esclarecidos e organizados como se fossem soldados mesmo, de uma mesma equipe, para enfrentar uma própria guerra,” diz o biólogo à equipe do Câmera Record.

E mais: o repórter Romeu Piccoli conhece outras duas espécies curiosas. Nas Filipinas, o raro e exótico Társio, o menor primata do planeta. E às margens do rio São Francisco, a equipe encontra o Guigó, um macaco que só existe no Brasil e, assim como tantos outros animais, luta contra a extinção.

Nesta segunda, o Câmera Record será apresentado por Luiz Fara Monteiro e vai ao ar às 20h00.