Câmera Record destaca cenas de flagrantes do bem registrados por câmeras de segurança
Câmeras de segurança são instaladas para registrar a ação de criminosos. Mas as milhares de lentes que vigiam as grandes cidades do país também flagram cenas de cidadania explícita. O Câmera Record desta segunda-feira, 09/10, revela gestos de solidariedade e atos de coragem e compaixão captados por sistemas de monitoramento.
Numa estação de trem na periferia de São Paulo, um bebê apressado transformou a segurança Simone Lucarelli em parteira improvisada. Ela teve de correr para socorrer Daiane Lima, que teve o filho ali mesmo, no banheiro feminino. “Se não fosse ela, eu não sei o que seria (de mim)”, diz a passageira. O circuito de monitoramento registrou toda a correria. “Ela estava deitada no chão e o bebê já estava saindo”, conta a segurança. “É uma emoção grande porque a gente lembra dos nossos filhos.”
Em Porto Alegre, outro reencontro comovente: o do motorista de um ônibus que resolveu encarar um incêndio no meio do trânsito. As câmeras do ônibus gravaram o desespero de Rubem da Silva, do cobrador e dos passageiros ao perceber que as chamas consumiam o carro onde estava Maximiliano Alves. “Eu não me sinto um herói”, diz Rubem. “Não pensei no que poderia dar, né? Me machucar ou coisa parecida… A atitude foi sair correndo e tentar ajudar o cara!”
O programa revela ainda histórias emocionantes que aconteceram no Rio de Janeiro, em Cuiabá e Brasília, cenas que revelam cidadãos que agiram por instinto – e sem saber que estavam sendo gravados – mostraram uma solidariedade contagiante.
O Câmera Record é apresentado por Marcos Hummel e vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 21h.