Depois de 16 anos desde sua última apresentação no arquipélago, o músico iniciará turnê pelo Japão no festival Kyotophonie, em Kyoto, acompanhado de filhos e netos
Foto: Divulgação / Rodrigo Simas
Lenda viva da música brasileira, Gilberto Gil promete trazer ao Japão um show inesquecível em nova turnê pelo arquipélago – depois de 16 anos desde sua última
apresentação no país. Intitulada ‘Aquele Abraço Japan Tour’, a turnê terá início na edição
de outono do festival Kyotophonie, a ser realizada no ROHM Theatre Kyoto, em Kyoto, no dia 26 de setembro.
Mais que um show bastante eclético, já que passeia por diversos ritmos, Gilberto Gil reunirá três gerações nos palcos japoneses, pois se apresentará em companhia dos filhos Bem Gil (que produziu seus últimos discos) e José Gil, além dos netos João Gil e Flor Gil.
Aos 82 anos de idade, Gilberto Gil comemora 60 anos de carreira e 50 anos de sua primeira incursão internacional. “Aquele Abraço” faz referência a uma de suas canções mais famosas, lançada em 1969. Apesar da idade do músico, o público pode aguardar um show bastante enérgico – em recente apresentação em Londres (Inglaterra), onde foi exilado político entre 1969 e 1972, Gil foi aclamado pelo prestigiado jornal “The Guardian”.
Sobre o músico
Nascido em Salvador (Bahia) em 1942, até o momento Gilberto Gil já lançou mais de 60 discos, que totalizam mais de quatro milhões de cópias vendidas, e ganhou nove
prêmios Grammy.
Na década de 1960, lançou o movimento de cultura pop Tropicalismo, juntamente com Caetano Veloso. Devido à sua abordagem radical, Gil foi perseguido pela ditadura militar e se exilou em Londres (Inglaterra) com Caetano por cerca de dois anos e meio. Lá, ele conheceu o rock, o reggae e o r&b, que ampliaram seus horizontes musicais.
Em 2002, Gil tornou-se ministro da Cultura do Brasil. Ele recebeu muitos prêmios e medalhas de vários países, incluindo o prêmio de Artista da Paz da Unesco (1999), embaixador da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e homenagens da Légion d’honneur da França (2005) e Polar Music Prize da Suécia (2005).
Em 2021, foi o primeiro músico ativo a ser eleito membro permanente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e, em abril deste ano, os Correios brasileiros lançaram um selo em sua homenagem.
Sobre o festival
Kyotophonie nasceu como a vertente musical do já consagrado Festival Internacional de Fotografia Kyotographie e é realizado duas vezes por ano (edições de primavera e outono).
Desde o seu lançamento, na primavera de 2023, o Kyotophonie tornou-se um centro de criatividade e expressão, trazendo artistas de todo o mundo, ao lado de artistas japoneses, para se apresentarem para o público em locais únicos em torno de Kyoto.
úsicos brasileiros têm marcado presença em todas as edições do festival: em abril de 2023 (primavera), Lucas Santtana foi um dos músicos convidados; em outubro do mesmo ano (outono), o Brasil esteve representado em dose dupla no Kyotophonie, com Chico César e Luedji Luna; em abril deste ano (primavera), a atração foi Xênia França, (vencedora do Grammy Latino 2023 como melhor álbum de pop contemporâneo); e no próximo outono, em setembro, será a vez da lenda viva Gilberto Gil.
Informações:
Kyotophonie 2024 (edição de outono) com Gilberto Gil
Quando: 26/9/2024 (quinta-feira)
Horário: a partir das 19h (abertura dos portões às 18h)
Local: ROHM Theatre Kyoto (salão principal)
Preço: de ¥ 5 mil a ¥ 20 mil
Ingressos: https://kyotophonie.jp/program/2024autumn/gilberto-gil
Mais informações: tel. 075-708-7108 (das 12h às 16h em dias úteis)