Aeronave presidencial é usada na missão; estão programadas três escalas antes da chegada à Base Aérea de Brasília

Foto: Divulgação FAB / Gov.br

 

O voo com brasileiros repatriados decolou na manhã desta quarta-feira (1º) da Jordânia, com destino ao Brasil. São 32 passageiros a bordo, sendo 30 brasileiros, uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros. Antes da decolagem, o grupo precisou fazer uma viagem por terra da Cisjordânia até o Aeroporto Internacional Marka, em Amã, na Jordânia. A previsão de chegada da aeronave à Base Aérea de Brasília é na quinta-feira (2), às 5h30. Antes, haverá paradas técnicas na Itália, na Espanha e no Recife.

 

 

A aeronave presidencial é responsável pela missão de resgate. Segundo o governo federal, são 11 homens, 10 mulheres e 11 crianças no grupo. Há seis idosos, dois deles cadeirantes.

 

 

Antes de chegarem ao aeroporto, os repatriados foram transportados em vans e ônibus de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó. “Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, os trajetos e as listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou o embaixador Alessandro Candeas. A medida foi tomada para evitar bombardeios.

 

 

As cidades de destino dos 33 brasileiros que estavam com a repatriação prevista seria: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um). No entanto, houve desistência de uma das pessoas que seriam repatriada para o Brasil, e por esse motivo apenas 32 embarcaram na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo