Israelense de 18 anos, que era filha de uma brasileira, será enterrada no cemitério do kibutz Ga’ash, no norte de Tel Aviv

 


Foto: Reprodução Arquivo Pessoal

 


O funeral da israelense Celeste Fishbein, de 18 anos, será nesta quinta-feira (19), confirmou ao R7 Shira Nudel, amiga próxima da jovem. Celeste era filha de uma brasileira residente em Israel e foi assassinada pelo grupo terrorista Hamas. O corpo dela foi localizado pelas autoridades na terça-feira (17).

 


Segundo Shira, o funeral acontecerá às 15h30 (horário local; 9h30 em Brasília), no cemitério do kibutz Ga’ash, no centro de Israel, na planície costeira ao norte de Tel Aviv. Após o enterro, amigos e familiares entram no chamado “shivá”, período de sete dias de luto mantidos pela morte de uma pessoa próxima.

 


Celeste morava junto com parte da família no kibutz Be’eri, no sul de Israel e no noroeste do deserto de Negev, perto da fronteira oriental com a Faixa de Gaza. O local foi devastado depois do ataque-surpresa do Hamas no último dia 7 de outubro.

 

 

Ao menos 1.500 integrantes do grupo terrorista romperam o bloqueio à Faixa de Gaza e se infiltraram no sul do país, onde realizaram massacres e sequestraram reféns. Pelo menos 200 pessoas das 1.100 que viviam na comunidade foram assassinadas.

 

 

Celeste se comunicou com a família pela última vez no dia 7 de outubro, quando o conflito eclodiu em Israel. Às 10h06, no horário local, a jovem escreveu no grupo da família. Ela mandou a última mensagem às 11h23, pedindo aos familiares que se cuidassem. Pouco tempo depois do ataque, as mensagens cessaram e, desde então, os parentes não conseguiram mais contato.

 

 

 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo