Este disparo é mais um de uma série que os norte-coreanos fizeram desde o início de setembro

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução

 

 

 

A Coreia do Norte lançou na terça-feira (27) mais um suposto míssil balístico no mar. A informação foi divulgada pelas autoridades de Seul e de Tóquio, no que seria o mais recente de uma série de testes de armas por Pyongyang. A ação gerou dúvidas sobre a sinceridade da recente oferta de negociações com a Coreia do Sul.

 

Um comunicado do governo sul-coreano disse que “um projétil não identificado” foi disparado de um local no interior da Coréia do Norte e voou em direção ao mar oriental do país na terça-feira de manhã. Segundo o comunicado, autoridades de inteligência da Coréia do Sul e dos EUA estão analisando detalhes do lançamento.

 

Segundo divulgaram as principais agências de notícias, o Ministério da Defesa do Japão disse que a Coréia do Norte disparou um possível míssil balístico, mas não deu mais detalhes.

 

Este disparo é mais um de uma série que os norte-coreanos fizeram desde o início de setembro. O país realizou testes de mísseis balísticos e de cruzeiro, mostrando a capacidade de atingir os vizinhos facilmente. Japão e Coreia do Sul são aliados dos Estados Unidos. Cerca de 80 mil soldados norte-americanos estão estacionados em bases nestes dois países.

 

No fim de semana, Kim Yo Jong, a irmã do líder norte norte-coreano Kim Jong Um, entrou em contato com o governo sul-coreano e expressou a vontade de retomar as negociações de paz. No entanto, deixou claro que quer que as condições todas sejam atendidas.

 

Em contrapartida, os países aliados pedem que a Coreia do Norte acabe com seu projeto de armas nucleares para aí sim as sanções serem suspensas.

 

A frágil economia da Coreia do Norte sofreu um grande revés recente por causa de uma combinação da pandemia do coronavírus, as sanções e os desastres naturais. Kim disse que seu país enfrenta “a pior crise de todos os tempos”.