Uma fabricante japonesa de peças automotivas criou o código para facilitar o gerenciamento do estoque

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

O código QR, inventado no Japão em 1994, recebeu o prêmio IEEE Milestone do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos dos Estados Unidos. A homenagem é uma forma de reconhecer o impacto global da criação como ferramenta de compartilhamento de informações.  

 

Ele foi desenvolvido por uma empresa que hoje se chama Denso Wave Inc, uma subsidiária da fabricante de peças automotivas Denso Corp, localizada na província de Aichi. 

 

O código QR tem a capacidade de transportar cerca de 200 vezes mais informações do que os códigos de barras. Ele tem a capacidade de ser decodificado de vários ângulos e é relativamente insusceptível ao reconhecimento incorreto, mesmo quando cercado por palavras ou imagens. Os dados também podem ser restaurados mesmo se uma seção do código estiver faltando.

 

Em uma entrevista à NHK, Masahiro Hara, engenheiro-chefe da empresa, contou que antes usavam o código de barras para controlar as peças do estoque, mas o sistema era pouco eficiente. “Havia entre oito e dez códigos de barras em cada caixa e os empregados tinham de escanear uma única peça várias vezes. Isso nos levou à ideia de criar um código que permitisse transmitir um grande volume de informação de uma só vez.”

 

Um código QR se caracteriza por ter um padrão bidimensional de pontos quadrados em branco e preto, alinhados vertical e horizontalmente. Ele foi inspirado num jogo de tabuleiro. “Costumava jogar go na hora do almoço. Um dia, ao dispor as peças em preto e branco no tabuleiro, percebi que era uma forma muito fácil de transmitir informações. Foi como uma revelação”, conta Hara.  

 

Em uma tentativa de expandir seu uso, a empresa lançou a invenção gratuitamente. O código QR ganhou força no setor de manufatura no final da década de 1990, espalhando-se rapidamente para outras indústrias, como alimentícia e farmacêutica.

 

Nos últimos anos, o código passou a ser usado na vida cotidiana. Pagamento eletrônico, cupons, sites, museus e outras infinidades de serviços passou a utilizar a invenção, principalmente depois da disseminação dos telefones celulares equipados com câmeras.

 

O prêmio IEEE Milestone, criado em 1983, reconheceu um total de 207 conquistas no final de 2019. Esta é a primeira invenção da Denso a receber um prêmio da organização.