Este é o mês da campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero

 

No mês de outubro de 2020, dois dos maiores jogadores da história do futebol – senão os dois maiores – fazem aniversário. No dia 23 de outubro, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completa 80 anos de idade. Sete dias depois, no dia 30, Diego Armando Maradona chega aos 60 anos de vida. 

 

No âmbito esportivo, o mês também é marcado pelos 60 anos da inauguração do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

 

Porém, o mês do feriado do Dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, 12 de outubro, não é marcado apenas por acontecimentos esportivos. Também no dia 12 é comemorado o dia das crianças. Já no dia 1º, foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas Idosas, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990.

 

No aspecto cultural, o mês é marcado pelos 50 anos de morte da cantora norte-americana Janis Joplin (ela morreu no dia 4 de outubro de 1970) e pelo dia do Saci, no dia 31 de outubro. A data foi estabelecida por lei federal em contraposição às comemorações do Dias das Bruxas ou “Halloween”, de tradição cultural celta.

 

Outubro também é o mês da campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero. O movimento foi batizado de Outubro Rosa e começou na década de 1990, liderado pela fundação norte-americana Susan G. Komen for the Cure. 

 

A intenção do movimento é divulgar informações sobre as doenças e seus tratamentos e alertar para a importância do diagnóstico precoce. Neste mês, é comum que prédios e monumentos de várias cidades sejam iluminados com a cor rosa, bem como o uso do símbolo da campanha – um laço rosa – é incentivado para chamar a atenção para a questão.

 

Fonte: Agência Brasil