O voto é obrigatório para eleitores alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©José Cruz/Agência Brasil

 

 

Neste domingo (2 de outubro), 76.670 pessoas são esperadas nas seções eleitorais espalhadas por oito cidades do Japão para o primeiro turno da eleição presidencial. Os eleitores estão divididos nas jurisdições dos consulados do Brasil em Tóquio, Nagoia (Aichi) e Hamamatsu (Shizuoka). 

 

Cerca de 697 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é 39,21% maior que o da última eleição, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nagoia detém o maior número de eleitores, mais de 35 mil, ficando atrás apenas de Lisboa (45.273), Miami (40.189) e Boston (37.159). 

 

O pleito começa às 8h e vai até às 17h. Caso haja segundo turno, ele será em 30 de outubro, no mesmo horário. 

 

O voto é obrigatório para eleitores alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos. Mas é facultativo para jovens maiores de 16 e menores de 18 anos, e maiores de 70 anos e analfabetos.

 

Não se esqueça de levar o título de eleitor ou o e-título, para quem baixou o aplicativo, e um documento brasileiro que comprove a identidade. Pode ser o passaporte ou o RG, por exemplo. Documentos japoneses como zairyu card e carteira de motorista não serão aceitos para a identificação.

 

JUSTIFICATIVA 

 

A ausência na eleição deve ser justificada. Mas o eleitor que não votar e não justificar sua ausência no prazo de 60 dias depois de cada turno estará em débito com a Justiça Eleitoral. Se acumular três ausências sem justificativa terá o título cancelado. E uma das consequências disso é a impossibilidade da obtenção da certidão de quitação eleitoral, documento obrigatório para obter passaporte brasileiro, participar de concursos públicos no Brasil ou de processos seletivos no exterior, tomar posse em cargos públicos, matricular-se em universidades públicas e assinar contratos de trabalho.

 

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição ou que não compareça ao pleito por outro motivo deverá, em até 60 dias após cada turno, justificar sua ausência pelo e-Título ou pelo Sistema Justifica, disponível nos Portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

 

Celulares e outros aparelhos eletrônicos deverão ser entregues aos mesários antes dos eleitores irem para a cabine de votação. Não será permitido levá-los até a urna, nem tirar fotos ou gravar vídeos dentro das seções eleitorais.

 

 

Segurança

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, condenaram a violência por motivações políticas e se disseram confiantes que a Justiça Eleitoral garantirá eleições seguras.

 

“A Justiça Eleitoral garantirá que o exercício da democracia se dê de forma segura e confiável”, afirmou Moraes. “Para que haja a verdadeira democracia é necessário que haja plena segurança no exercício do direito de voto”, acrescentou o presidente do TSE.

 

Ao discursar em seguida, Rosa Weber afirmou que a democracia “pressupõe diálogo, tolerância e convivência pacífica com os adversários, que não são inimigos”. Ela acrescentou que é preciso um trabalho diário de construção da democracia, com respeito às normas preestabelecidas.

 

“A democracia exige a observância das regras do jogo. Nela não se faculta à vontade da maioria, cuja legitimidade não se contesta, suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, muito menos tolher-lhes os direitos assegurados constitucionalmente”, disse a presidente do STF.

 

Pacheco, por sua vez, afirmou que “cabem às forças de segurança neste momento singular garantir que as eleições ocorram de forma ordeira”. (com informações do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, Agência Brasil e Tribunal Superior Eleitoral)

 

LOCAIS DE VOTAÇÃO 

 

Jurisdição de Tóquio

 

Tóquio – Belle Salle Takadanobaba

Endereço: 〒 169-0072 Tokyo-to, Shinjuku-ku Okubo 3-8-2 Sumitomo Fudosan Shinjuku Garden Tower B2  1F

Como chegar: 5 minutos de caminhada a partir da saída Toyama Leste da estação Takadanobaba (linhas JR Yamanote, Seibu Shinjuku ou Tozai)

 

Oizumi (Gunma) – Bunkamura

Endereço: 〒 370-0514 Gunma-ken Oura-gun Oizumi-machi Asahi 5-24-1

Como chegar: as estações mais próximas do local são Higashi-Koizumi, Koizumimachi e Nishi-Koizumi (linha Tobu-Koizumi)

 

Jurisdição de Nagoia

 

Nagoia (Aichi) – Port Messe Nagoya (Pavilhão de exposições nº 2)

Endereço: 〒 455-0848 Aichi-ken Nagoya-shi Minato-ku Kinjofuto 2-2 

Como chegar: 5 minutos a pé da estação Kinjyo Futo (linha Aonami). O espaço conta com grande estacionamento (compartilhado com a Legoland), mas a recomendação é que os eleitores utilizem o trem para evitar congestionamento.

 

Hiroshima – Hiroshima City International House (Ryugakusei Kaikan)

Endereço: 〒 732-0806 Hiroshima-ken Hiroshima-shi Minami-ku Nishi Kojin-machi 1-1 2F

Como chegar: O local está próximo da saída sul da estação JR Hiroshima

 

Suzuka (Mie) – Escola Alegria de Saber (EAS) – Unidade Suzuka

Endereço: 〒 513-0823 Mie-ken Suzuka-shi Douhaku 5-23-29

Como chegar: cerca de 18 minutos de caminhada a partir da estação Hiratacho (linha Suzuka). De ônibus, são cerca de 13 minutos de viagem a partir da estação.

 

Takaoka (Toyama) – Empresa Yukawa Jinzai Service KK

Endereço: 〒 934-0093 Toyama-ken Takaoka-shi Himeno 47-3

Como chegar: São cerca de oito minutos de caminhada a partir da estação Nakashimminato (linha Manyou)

 

Toyohashi (Aichi) – Espaço da Prefeitura de Toyohashi

Endereço: 〒440-8501 Aichi-ken Toyohashi-shi Imahashi–cho 1 Banchi

Como chegar: a uma quadra da estação Shiyakusho-mae (linha do bonde de Toyohashi)

 

Jurisdição de Hamamatsu

 

Hamamatsu (Shizuoka) – Fundação Internacional de Hamamatsu (Hice)

Endereço: 〒 430-0916 Shizuoka-ken, Hamamatsu-shi, Naka-ku, Hayauma-cho 2-1

Como chegar: o prédio, também conhecido como Create Hamamatsu, está a 600 metros da sede do Consulado e ao lado da estação Enshubyoin (linha Enshu)

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo