Aeronave da Korean Air estava sendo conduzida por um veículo do aeroporto, que derrapou na neve e atingiu o jato da Cathay Pacific. Não houve feridos

 

 

Foto: Reprodução

 

 

Um avião da Korean Air Lines atingiu uma aeronave da Cathay Pacific Airways que estava parada no aeroporto japonês de New Chitose, em Sapporo, nesta terça-feira (16), mas nenhum ferimento foi relatado.

 

 

A Cathay disse que seu voo CX583, de Sapporo para Hong Kong, não operaria conforme programado devido ao incidente, mas a maioria dos clientes seria transferida para outro serviço ainda hoje e o restante na quarta-feira.

 

 

De acordo com uma porta-voz da Korean Air, o voo KE766, modelo A330, estava sendo empurrado para trás de sua posição de estacionamento — procedimento chamado na aviação de push back — enquanto se preparava para a decolagem, quando atingiu o avião da Cathay por volta das 17h35, horário local.

 

 

A companhia coreana explicou que sua aeronave entrou em contato com o avião Cathay “quando o prestador de serviço terceirizado escorregou devido à forte neve” no aeroporto de New Chitose.

 


“Não houve feridos e a companhia aérea está cooperando com todas as autoridades relevantes”, acrescentou.

 

 

O avião da Korean Air tinha 276 passageiros e 13 tripulantes a bordo. Não havia ninguém na aeronave Cathay.

 


“Nossa aeronave, que estava parada no momento, sem clientes ou tripulação a bordo, foi atingida por um [modelo] A330 da Korean Air que estava taxiando”, disse ele.

 


“Como resultado, o voo CX583 de Sapporo para Hong Kong não operará conforme programado. A maioria dos nossos clientes estará protegida em outro serviço da Cathay Pacific hoje, e o restante viajará conosco amanhã. Estendemos nossas desculpas aos clientes afetados.”

 


De acordo com o site do aeroporto, há atrasos e cancelamentos de voos com imagens de vídeo mostrando que a área está enfrentando fortes nevascas.

 


É a segunda colisão em um aeroporto japonês em duas semanas. Um jato da Japan Airlines e um avião da guarda costeira se envolveram em uma colisão fatal no movimentado aeroporto de Haneda, em Tóquio, em 2 de janeiro.