Vídeo circula desde o final de julho nas redes sociais e traz a mensagem: “Parem Zelenzky. Parem a Guerra.”

 

Imagem: Reprodução

 

 

Em 30 de julho começou a circular nas redes sociais um vídeo no qual é possível ver um suposto outdoor no bairro japonês de Shibuya, em Tóquio, com a seguinte mensagem contra o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky: “Parem Zelensky. Parem a Guerra”.

 

A suposta filmagem traz uma sequência de imagens de um passeio pelas ruas de Tóquio, no Japão, e chamou imediatamente a atenção dos usuários por um motivo: o vídeo original já tinha popularizado antes.

 

O comentário denunciando a manipulação pode ser encontrado em uma das primeiras publicações do vídeo adulterado, feita pelo usuário CatEmporor, no Twitter, agora chamado X, e que também circula em outras redes, como Facebook, Telegram, Kwai e TikTok. O vídeo fake foi visualizado milhões de vezes nas redes sociais.

 

 

 

Além de indicar que a gravação original foi divulgada no YouTube pela primeira vez em 18 de outubro de 2020 (confira abaixo), o comentário informa que o painel em que a mensagem é exibida tem uma aparência diferente desde 2021. No post de 2020, o painel não traz mensagens contra Zelensky, mas, sim, imagens de pessoas.

 

 

 

 

 

 

Vale lembrar que o Japão está entre os países contrários à invasão da Ucrânia pela Rússia. Em 28 de julho passado, o governo japonês anunciou o aumento das sanções contra a nação liderada por Vladimir Putin, incluindo a proibição da exportação de veículos elétricos, segundo reportagem da AFP.