Presidente da República cumpre agenda oficial em Hiroshima, no Japão, e deve encontrar líderes de ao menos mais cinco nações

 

 

texto:  Augusto Fernandes, do R7, em Brasília
foto: Ricardo Stuckert (PR)

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou nesta sexta-feira (19) o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, na primeira reunião oficial desde que chegou ao Japão para participar da cúpula estendida do G7, grupo que reúne as maiores economias mundiais, em Hiroshima.

 

De acordo com o governo federal, Lula e Albanese falaram sobre a preservação do meio ambiente. “O presidente deixou claro que uma de suas prioridades é reforçar a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. E mencionou os investimentos australianos na produção de hidrogênio verde no estado do Ceará que, segundo ele, complementam a matriz energética brasileira”, informou o Palácio do Planalto.

 

Lula foi convidado para participar da cúpula do G7 pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Ao longo dos dois dias de trabalho do grupo, o presidente vai participar de três sessões temáticas e ter ao menos outras cinco reuniões bilaterais com chefes de Estado e de governo, uma com o secretário-geral da ONU e um encontro com empresários japoneses.

 

Neste sábado (20), às 8h45 (horário do Japão), o presidente terá um encontro com Kishida. Às 10h, ele fará a terceira reunião bilateral da viagem, ao se reunir com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

 

Agenda

 

Após o almoço, às 15h, os líderes do G7 e dos oito países convidados (Brasil, Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã) e de organizações internacionais farão a primeira sessão de trabalho da cúpula, com o tema “Trabalhando juntos para enfrentar múltiplas crises”. Às 17h55, Lula fará mais uma reunião bilateral, desta vez com o presidente da França, Emmanuel Macron.

 

Em seguida, às 18h25, vai ocorrer a segunda sessão de trabalho com os participantes da cúpula, com o tema “Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável”. O último compromisso do sábado será às 20h, quando o presidente brasileiro vai se reunir com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

 

Na manhã deste domingo (21), às 9h40, todos os chefes de delegação e cônjuges farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. O evento inclui uma cerimônia de deposição de flores no local, em homenagem às vítimas da bomba atômica. Depois, às 10h30, ocorre a terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7 com os países convidados, com o tema “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”.

 

Após o almoço, às 14h30, o presidente vai se reunir com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Às 15h15, Lula se encontra com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

 

Depois, às 17h, o presidente terá um encontro com um grupo de empresários japoneses e representantes do banco de financiamento JBIC. Participarão representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota. Lula vai dar uma coletiva de imprensa às 8h desta segunda-feira (22), antes de embarcar de volta ao Brasil.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo