Reportagem do jornal Mainichi mostrou o drama da Nippaku Gakuen, localizada em Gunma

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Escola é parte da história da comunidade e foi palco de muitos momentos importantes para os brasileiros ; Arquivo/Record TV Japan

 

 

Por causa de problemas financeiros, uma das mais antigas escolas voltadas para brasileiros no Japão encerrou as atividades em Oizumi (Gunma). O Nippaku Gakuen, conhecido como Instituto Educacional Centro Nippo Brasileiro, foi tema de uma reportagem extensa no jornal Mainichi. 

 

O texto lembrou da importância da escola para a comunidade brasileira e contou um pouco da sua história. Fundada em 1991, originalmente como local para aprendizagem da língua japonesa, passou a funcionar como instituição de ensino em 1996. 

 

O principal objetivo da fundadora, Shoko Takano, era evitar que os alunos crescessem “semi-língues” em português ou em japonês. Ou seja, não ser completamente alfabetizado em algum dos idiomas.

 

O currículo da escola foi reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, mas nunca pelo governo japonês, o que prejudicou a instituição na busca por ajuda financeira.

 

Depois da última formatura, em dezembro, a direção resolveu entrar em um hiato indefinido, obrigando cerca de 100 alunos a buscar outras escolas na região. “Quanto mais tempo ficávamos no negócio, mais dívidas assumíamos”, afirmou Takano ao jornal Mainichi, acrescentando que pretende reabrir a escola depois de encontrar uma nova estrutura que resolva seus problemas financeiros. “Não posso dar uma estimativa de quando, mas gostaria de reabrir a escola de alguma forma”, disse ela.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo