Na sequência vem Coreia do Sul e Cingapura, ambos empatados em segundo lugar, seguidos de Alemanha e Espanha
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Um levantamento feito pela consultoria britânica Henley and Partners e divulgado esta semana indicou, pelo quinto ano consecutivo, o passaporte japonês como o melhor do mundo. Ao todo, documentos de 199 países e regiões foram analisadas com base no número de destinos que seus cidadãos podem acessar sem necessidade de visto.
Os pesquisadores usaram como base os dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para fazer a comparação. Sendo assim, japoneses podem entrar em 193 das 227 cidades sem precisar pedir um visto.
Na sequência vem Coreia do Sul e Cingapura, ambos empatados em segundo lugar. Eles têm acesso a 192 cidades. Depois, temos Alemanha e Espanha na terceira posição, cujos passaportes permitem entrar em 190 cidades.
O passaporte do Afeganistão fica no final do ranking, pois só dá aos seus titulares acesso a 27 cidades sem visto.
Segundo reportagem do jornal Asahi, embora o ranking mostre o alto nível de confiança dado aos passaportes japoneses, apenas uma pequena proporção da população japonesa os possui.
De acordo com as estatísticas do Ministério das Relações Exteriores sobre passaportes publicadas em fevereiro do ano passado, o governo havia emitido cerca de 24,4 milhões de passaportes, incluindo passaportes oficiais para funcionários públicos e membros do Parlamento para suas funções públicas em países estrangeiros. O número é apenas cerca de 20% da população do Japão de 125 milhões.