Desde os tempos antigos, este tem sido visto como um período de conclusão e renovação, o fim de um ciclo anual e o início de um novo

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

Nenhum outro feriado tem tanta importância para os japoneses como o de ano-novo (正月, shōgatsu). A maioria das empresas fica fechada, ao menos, do dia 1 a 3 de janeiro. Este ano, muitas companhias estenderam o feriado até dia 9. É o período em que as famílias geralmente se reúnem e celebram o fim de um ciclo e o início de um novo.

 

Para os japoneses, é importante fechar o ano e concluir os trabalhos. A tradicional festa de bonenkai (“festas do esquecimento do ano”) são realizadas com o objetivo de deixar as preocupações e problemas do ano para trás.

 

Outra tradição pode ser vista pelas ruas e nas casas. Logo após o Natal, na última semana do ano, os enfeites são logo trocados por ramos de pinheiros, bambus e ameixeiras, que simbolizam o nascimento de um novo tempo. É também o período que os japoneses fazem o osoji, ou grande limpeza. Afinal, nada melhor do que começar o ano com a casa ou o escritório limpo e organizado.

 

Na véspera de Ano-Novo, virou costume assistir ao programa de música “Kohaku Uta Gassen”, um programa da NHK altamente popular em que apresenta muitos dos mais famosos cantores de J-pop e enka do Japão em apresentações espetaculares. Dois grupos, dos homens (ao, ou azul) e das mulheres (aka, ou vermelho) competem entre si.

 

Já na manhã do dia 1º de janeiro, muitos acordam cedinho para ver o primeiro nascer do sol (hatsu-hinode). Esse dia deve ser cheio de alegria e livre de estresse e raiva, enquanto tudo deve estar limpo e nenhum trabalho deve ser feito. É uma tradição visitar um santuário ou templo nos primeiros dias do ano (hatsumode). 

 

Um costume popular é o envio de cartões de Ano Novo, especialmente marcados para serem entregues em 1º de janeiro. Não é incomum que uma pessoa envie várias dezenas de cartões para amigos, parentes e colegas de trabalho.

 

Existem também alguns jogos tradicionalmente jogados no Ano-Novo, no entanto, sua popularidade diminuiu nos últimos tempos. Hanetsuki (badminton japonês), takoage (empinar pipa) e karuta (jogo de cartas) são alguns deles.

 

No quesito comida, os japoneses não dispensam a fartura. Vários tipos de pratos especiais são servidos durante o Ano-Novo. Eles incluem osechi ryori, otoso (vinho de arroz adoçado) e ozoni (uma sopa com bolinhos de arroz glutinoso, o mochi).

 

Tradicionalmente, dia 1 de janeiro, em muitos lares japoneses come-se o osechi ryori ou osechi, um conjunto de pratos/caixas muito colorido, que contém uma seleção de comidas variadas.

 

Cada ingrediente contém um significado especial e a seleção varia muito de acordo com as preferências da família ou de cada região. Mais comum, por exemplo, é a presença do kuromame, a soja preta, que representa o desejo de vida longa e saudável. Já as ovas de arenque, conhecidas como kazunoko, simbolizam a fertilidade e a prosperidade dos descendentes. As anchovas secas, cozidas com shoyu e açúcar, conhecidas como tazukuri, traduzem, além do desejo por uma vida longa, o desejo de boas colheitas para o ano que se inicia.

 

Existem muitos outros itens com diferentes preparos que fazem parte dessa tradição nipônica. Geralmente dá muito trabalho preparar uma refeição tão diversa, mas hoje em dia muitas lojas já vendem os ingredientes ou as caixas já prontas. 

 

A Record TV Japan aproveita para desejar a todos os espectadores, leitores e ouvintes um Feliz 2023 e que o próximo ano seja de muita saúde e sucesso a todos. 

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo