No dia 10, dois profissionais do mercado de podcast no Brasil ministrarão workshops com transmissão ao vivo no canal do coletivo no YouTube
Texto: Redação/Record TV Japan
Fotos: Divulgação
O crescimento no consumo de podcasts nos últimos anos prova que estamos testemunhando uma nova era do áudio. Segundo estimativa da eMarketer a audiência do formato chegará a 23,5% da população mundial conectada até 2024. Ou seja, quase um em cada quatro internautas no mundo logo será ouvinte de podcast.
O Brasil tem um lugar de destaque nesse mercado. Segundo uma pesquisa do site Statista, mais de 40% dos brasileiros conectados já entraram nessa onda. Um levantamento da plataforma Listen Notes coloca o nosso país como o segundo no mundo em produção de podcasts.
Seguindo essa tendência, os brasileiros no Japão também vêm aumentando a participação nesse mercado, seja como ouvintes ou produtores. Para conectar esse grupo, divulgar os podcasts no Japão e atrair mais audiência foi criado o Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira, que realizará entre os dias 5 e 11 de dezembro a 2ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira.
Na programação, muitas atividades online, principalmente pelas redes sociais. Este ano, os podcasters participantes publicarão episódios especiais no feed do podcast #PodNipoBr. No sábado (10), Aline Hack e Gabriel Tuller, profissionais do mercado de podcast no Brasil, ministrarão dois workshops com transmissão ao vivo no canal do coletivo no YouTube. A semana de atividades termina no domingo (11) com um bate-papo online pela manhã.
Para Gabriel, a iniciativa do coletivo é uma oportunidade única. “É uma excelente forma de gerar e nutrir uma comunidade de pessoas apaixonadas por podcast, conhecer gente nova que muitas vezes se sente sozinha e precisa de uma companhia e o evento é a coroação desse trabalho que vem sendo feito ao longo do ano”, diz o profissional, que é fundador da Cosmódromo Studio, editor de vídeos e áudios e faz gestão de canais no Youtube e trabalha com vídeo marketing.
Aline Hack, que vai falar sobre pauta e roteiro, concorda com Gabriel. “É a primeira vez que falo para um grupo tão unido como a comunidade Nipo-Brasileira. Confesso que não conhecia os podcasts participantes, mas que quando tive contato, logo percebi a sua potência. Estou muito otimista com o crescimento do grupo e com as propostas para anos seguintes”, disse a podcaster, que é gestora de projetos digitais, advogada, apresentadora e produtora do Olhares Podcast. Aline também atua como pesquisadora na área de Direitos Humanos, Feminismo e Podcast e é a organizadora do livro “Feminismos e Podcasts”.
Carlos Vilaronga, um dos organizadores do coletivo, lembra que o mercado no Japão ainda é muito pequeno, o que oferece muitas oportunidades para quem domina o japonês e o inglês e deseja empreender no mercado japonês de podcasts. “Percebi no último ano um amadurecimento entre os produtores de conteúdo. Mais planejamento, mais visão de médio e longo prazo”, analisa o podcaster. “Alguns buscaram capacitação através de plataformas online e houve até quem ingressou em curso universitário”, completa, ao ressaltar que surgiram outros produtores de podcasts, mas que ainda não fazem parte do coletivo.
Primeiro evento
A 1ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira foi realizada em dezembro do ano passado. Durante os dias do evento, podcasters publicaram episódios especiais, alguns diários. Foram realizados ainda painéis de discussão e uma sala de bate-papo virtual para confraternização.
Vilaronga conta que o evento apresentou a Podosfera Nipo-Brasileira para outros produtores do Brasil, o que permitiu novos contatos e novas oportunidades. Por exemplo, no verão de 2022 foi organizado o workshop “Podcast levado à sério”, ministrado por Leo Lopes, fundador da Radiofobia Podcasts e Multimídia e editor do Nerdcast. Ainda como fruto da iniciativa, o coletivo foi convidado para participar da Super Live ABPod, a Associação Brasileira de Podcasts.
“Quando o coletivo surgiu, três palavras sintetizaram as intenções do grupo: amizade, respeito e parceria. Espero sinceramente que o coletivo cresça e conecte outros produtores de podcasts da comunidade brasileira no Japão”, disse Vilaronga.
2ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira
Painel 1 – Workshop “Pauta e Roteiro” com Aline Hack
20h50 (horário Japão)
8h50 (horário Brasil)
Participantes
Ewerthon Tobace (Mundo Peculiar)
Victor Honda (No Japão Podcast)
Tábata Yonaha (Desrotule-se Podcast)
Joyce Nakamura (Cotidianices)
Painel 2 – Workshop “Gestão de Redes Sociais” com Gabriel Tuller
21h50 (horário Japão)
9h50 (horário Brasil)
Participantes
Nath Morais (Dropzilla Cast)
Bijuh (Wasabicast)
Daisuke Hojo (Otaku No Kissaten)
Gian Carlo (Press Start Cast)
Confira os links disponíveis na bio do perfil @podnipobr.