Ex-jogador esteve presente na abertura do Focus Brasil, que também teve obras de arte criadas por brasileiros no Japão
Texto: Ewerthon Tobace/Record TV Japan
Fotos: Alex Santos/Record TV Japan
Emocionado, o ex-jogador de futebol e técnico Arthur Antunes Coimbra, o Zico, falou do amor pelo Japão ao receber uma homenagem durante abertura do Focus Brasil Japão, na noite de terça-feira (1), na embaixada do Brasil em Tóquio. “Eu sou filho de português, mas meu coração é japonês”, disse o ex-craque dos gramados ao ganhar o prêmio Lifetime Achievement pela brilhante atuação no esporte, no incentivo do futebol para as gerações mais jovens e na contribuição para as relações bilaterais Brasil-Japão.
Este é o 11º ano consecutivo que o evento é realizado no Japão. A iniciativa surgiu nos Estados Unidos há 25 anos e hoje é realizada em 20 cidades de sete países (Brasil, Japão, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Portugal e Itália). Aqui no arquipélago, o Focus Brasil já premiou dezenas de personalidades brasileiras, com históricos de empreendedorismo, trajetória e principalmente, que promovem a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros.
Artes
Também nesta terça-feira, foi aberta a ExpoArte Brasil, nas galerias Manabu Mabe e Tomie Ohtake, na embaixada do Brasil em Tóquio. Obras de sete artistas e 17 alunos da curadora Paula Kakihara ficarão expostas até dia 10 de novembro. “A arte revoluciona a vida das pessoas”, diz Paula, que também é artista e professora de arte. A brasileira tem hoje mais de 700 alunos brasileiros, peruanos, paraguaios, bolivianos e japoneses de Aichi, Gifu, Shiga, Mie e Shizuoka.
O Focus Brasil tem essa missão de destacar o talento da comunidade brasileira no exterior. Atualmente, Paula e o marido Gioavini vivem da arte. Ela pinta e ensina os alunos. Já ele, administra agendas, monta telas e faz divulgação.
Um dos destaques da exposição é o artista Roberto Yuasa que expõe peças artesanais feitas de madeira. São talheres, vasilhas, pratos entre outros itens que normalmente são expostos na Europa. Roberto só tem agenda livre de trabalho para daqui a dois anos.
“Nunca imaginei que daria para viver da arte no Japão”, diz a curadora Paula, que chegou a trabalhar em fábrica no início. Mas, a origem de família de artistas falou mais alto e o que era um hobby passou a ser uma profissão no arquipélago japonês. Paula também só tem agenda livre para trabalho a partir de 2023. Ela salienta que alguns dos alunos dela já estão comercializando telas e isso se torna mais um incentivo para continuar com o exercício da arte.
A abertura contou com a presença do embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes e da representante da Focus Brasil Foundation, Andrea Vianna. Também houve apresentação da cantora de bossa nova e jazz, Mariana.
Shiga
Hoje (2), será aberto em Shiga a mesma exposição ExpoArt Brasil, porém, com mais artistas brasileiros residentes em solo japonês.
Já no sábado (5), será aberto o painel de palestras que tem como tema “De Olho no Futuro”, com convidados que abordarão temas como educação, profissionalismo e exemplos de sucesso. Entre os convidados, Norio Murakami – ex-vice-presidente da Google USA e ex-vice-presidente da Google Japan; Eiji Teruya – brasileiro formado em direito no Japão; Yuji Shimada – brasileiro formado em medicina no Japão; e outras personalidades de destaque no país.
Prêmio
Serão premiados no “Business Awards” empresas e profissionais brasileiros com relevante atuação no exterior, em especial aqueles com grande ligação junto a comunidade brasileira no Japão.
A lista de homenageados conta com 20 Empresas/Profissionais que serão recepcionados na noite do dia 5 de novembro no Michigan Cruise, localizado no Lago Biwako em Shiga.
O Prêmio Focus Brasil Awards, que homenageia personalidades, entidades e iniciativas, individuais ou coletivas, nas áreas de arte, cultura, entretenimento, ação social, língua portuguesa e outras, que são escolhidos através do voto popular e pelo Board de premiação, este ano não será realizado por causa do curto prazo de votação, que foi impossibilitado por conta da pandemia.
Mais informações sobre o evento no site: https://focusbrasil.org/japao