Okinawa é uma das províncias japonesas de onde saiu a maior parte dos emigrantes 

 

Texto e fotos: Silvio Mori/Record TV Japan

 

O samba tomou conta do centro de Naha, a capital da província de Okinawa, neste sábado (29). A Sunrise Street, famosa rua comercial e turística da cidade, foi invadida por sambistas e japoneses apaixonados pelo ritmo brasileiro, durante a abertura do 7º Festival Mundial Uchinanchu, um evento realizado a cada cinco anos e que reúne okinawanos e descendentes espalhados pelo mundo. Tradicionalmente, muitos brasileiros participam da festa.

 

A sétima edição estava programada para ser realizada em 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19. A abertura oficial foi realizada no domingo (30), com um desfile pela Koukusai Dori, a principal avenida da capital. As festividades se estendem até o dia 3 de novembro.

 

O Festival Mundial Uchinanchu homenageia as conquistas do povo de Okinawa de todo o mundo, reconhece o grande valor da herança comunitária e busca expandir e desenvolver a rede de descendentes por meio de intercâmbios com cidadãos de Okinawa em todo o mundo. O objetivo é aproximar as pessoas, reafirmar suas raízes e identidade e, assim, poder transmiti-las à próxima geração.

 

História

 

Okinawa é uma das províncias japonesas com maior fluxo de imigrantes. Os pioneiros atravessaram mares e oceanos, desbravaram o mundo e recomeçaram a vida em países distantes, superando dificuldades com muito trabalho.

 

Esses okinawanos construíram uma base sólida em novas terras, firmando raízes nas sociedades de culturas distintas. Mas nunca deixaram de transmitir aos descendentes a cultura e identidade tradicionais e únicas de Okinawa. Segundo dados levantados durante o último Festival, realizado em 2015, havia cerca de 420.000 descendentes de okinawanos vivendo em todo o mundo.

 

O Brasil é o país que possui a maior comunidade de okinawanos fora do Japão. São Paulo concentra o maior número de descendentes, seguido por Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo