O objetivo do governo é ter quase todos os cidadãos com os cartões My Number até março de 2023
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
O governo japonês vai descartar os cartões em papel do seguro saúde no outono de 2024. O documento será integrado ao sistema de identificação nacional, o “My Number”.
A ideia é promover os cartões, que desde o lançamento não conquistaram o interesse dos habitantes do país. Somente metade da população possui o documento.
Durante entrevista coletiva, o ministro da pasta digital, Taro Kono, disse que a carteira de motorista também será integrada ao “My Number” a partir do final do ano fiscal de 2024.
O sistema de carteira de identidade, lançado em 2016, emite um número de 12 dígitos para cada cidadão e estrangeiro residente no Japão para incorporar uma série de dados pessoais, como informações relacionadas a impostos e previdência social.
O objetivo do governo é ter quase todos os cidadãos com os cartões My Number até março de 2023. Muitos japoneses criticam o sistema, que já foi alvo de vazamento de informações.
Em contrapartida, as autoridades dizem que o documento pode facilitar diversos procedimentos, como emissão de certificados de residência em lojas de conveniência.
Quem fizer o cartão até o final deste ano vai ganhar 20 mil ienes em pontos para gastar em compras.