Medida vai começar a valer a partir do dia 7 de setembro
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão
O Japão não exigirá mais o teste negativo para covid-19 para os viajantes que provarem terem sido vacinados ao menos três vezes. A medida anunciada pelo primeiro-ministro Fumio Kishida começa a valer a partir do dia 7 de setembro.
O governo também está para decidir se aumentará o limite diário de entradas, atualmente fixado em 20 mil. Apesar do grande número de casos no país, a ideia é estimular a economia com a entrada de turistas.
“A batalha contra o vírus não é fácil, mas não devemos ficar muito preocupados”, disse Kishida a repórteres virtualmente enquanto trabalhava remotamente esta semana após testar positivo para o novo coronavírus.
De acordo com o primeiro-ministro, o Japão pretende relaxar ainda mais suas medidas de controle de fronteira, bastante criticadas por serem muito rigorosas.
Atualmente, aqueles que desejam entrar no Japão devem apresentar prova de um teste negativo para covid-19 realizado dentro de 72 horas antes da partida.
Outra medida anunciada por Kishida foi o sistema de notificação de covid-19. Agora, será limitado a idosos e pessoas em risco de desenvolver sintomas graves. Mas o número total de casos diários ainda será relatado.
Com isso, a ideia do governo é aliviar a carga sobre os hospitais e centros de saúde, que ficaram abarrotados com o crescimento de casos nesta sétima onda.
“Levaremos em consideração as características da variante ômicron e aceleraremos os esforços para tomar medidas de combate, mantendo a atividade social e econômica o máximo possível”, disse Kishida.
Antes da pandemia, o Japão tinha cerca de 32 milhões de visitantes estrangeiros em 2019, mas o número caiu para cerca de 246.000 em 2021.