Chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que o país vai relaxar as medidas em etapas
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Cabinet Public Affairs/Reprodução
O Japão pode suspender a obrigatoriedade do teste negativo de covid-19 para quem chega ao país. Além disso, pretende aumentar o número de entradas diárias de 20 mil para 50 mil. As informações foram divulgadas pelas mídias japonesas.
Desde o início da pandemia no mundo, as medidas de fronteiras japonesas foram consideradas umas das mais rígidas. Enquanto o mundo retoma as atividades normais e o turismo volta a movimentar as cidades, o Japão continua a receber poucos estrangeiros por causa dos requisitos exigidos.
O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, se recusou a comentar sobre o momento de qualquer flexibilização da fronteira, dizendo que dependeria das condições da doença no Japão e no exterior.
“Além de tomar todas as medidas para evitar o contágio, também promoveremos a atividade econômica – e com medidas de controle de fronteiras, vamos relaxá-las em etapas, mantendo essas duas coisas em equilíbrio”, disse Matsuno a repórteres.
O primeiro-ministro Fumio Kishida, que está se recuperando da covid-19 em sua casa, disse em maio que queria alinhar as medidas de fronteira do Japão com as de outras nações do Grupo dos Sete.
Em junho, o Japão abriu para os turistas pela primeira vez em dois anos, embora os visitantes precisem obter vistos e se ater a excursões guiadas e organizadas.